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  • Sênior Marketing

3 ações de marketing odontológico para fazer dentro da sua clínica ou consultório


marketing para dentistas

Todos os dias recebo dezenas de emails de dentistas em todo o Brasil me pedindo dicas de marketing odontológico.

Eles querem saber como captar mais pacientes, como aumentar os fechamentos dos planos de tratamento, como fazer marketing para seu consultório odontológico e até mesmo se devem ou não contratar um consultor de dentistas para sua clínica.

O fato é marketing para dentistas não deveria ser um evento esporádico e sim um processo interno assim como todos os outros processos de uma clínica, tais como: atendimento, cobrança, agenda, estoque, etc.

Marketing para dentistas é um conjunto de ações cuja parte mais visível é a publicidade na odontologia, que alias é regulado por rígidas diretrizes do CRO.

No intuito de contribuir com aqueles que não se decidiram ainda por contratar um consultor de dentistas especializado em marketing na odontologia, listo abaixo 3 ações de marketing odontológico que vão ajudar bastante na conversão e fidelização de pacientes. Mas atenção! Para dar resultado é preciso que aja constância. Não adianta fazer as ações de marketing para dentistas listadas abaixo por um ou dois meses ou de forma irregular. Marketing na odontologia é como disse um processo e somente com o tempo os resultados das suas ações de marketing odontológico vão aparecer.

1 - Tenha um portfólio

A forma como você apresenta o seu plano de tratamento é fundamental para a decisão do paciente. Perceba que nem sempre a pessoa para quem você esta apresentando o plano de tratamento é quem decide e paga por ele.

Muitas vezes a mãe leva o filho adolescente ao dentista e quem vai pagar a conta mesmo é o pai que não viu a sua apresentação e não conheceu sua estrutura. Portanto, ele não sabe seus diferenciais.

É nesse sentido que sua papelaria faz tanta diferença. Ter uma pasta personalizada com a sua logomarca, um breve currículo do responsável pela clínica e uma redação em forma de carta de vendas aumenta em até 50% a contratação dos planos de tratamento por parte do decisor.

Imagine que no caso dessa mãe que no final do dia apresenta o seu plano de tratamento e de mais outros dois dentistas com quem ela fez uma cotação (o cliente sempre faz outras cotações) para o pai que assina o cheque.

Se o seu plano de tratamento esta impresso em papel timbrado com a marca d'água da clínica e acondicionada em um pasta que costumo chamar de portfólio bem feita, com certeza a impressão será muito favorável, especialmente se como na esmagadora maioria das clínicas, os outros dois orçamentos estiverem naquele famoso formato padrão usado em 99% das clínicas.