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  • marcioasilv3

5 tipos de pacientes e como lidar com eles


5 tipos de pacientes e como lidar com eles
5 tipos de pacientes e como lidar com eles

Você com certeza conhece pessoas com temperamentos, atitudes e visão de mundo completamente diferentes, certo?


Pois é, o ser humano é bem assim mesmo. Tem gente que é séria, outros são descontraídos. Algumas pessoas são bem tolerantes e outras ficam nervosas com facilidade.


Como médico ou dentista você precisa modelar o seu discurso, sua abordagem consultiva e até mesmo a apresentação do seu plano de tratamento de acordo com o perfil da pessoa que você está lidando.


Para te ajudar nessa tarefa, vamos listar abaixo os 5 principais tipos de pessoas ou pacientes que você vai encontrar na sua clínica e como lidar com eles. Siga a leitura!


5 tipos de pacientes e como lidar com eles


01 - Paciente indeciso


Faço agora o tratamento ou deixa para depois? É melhor o tratamento X ou o Y? Será que vai ficar bom? Vai funcionar para mim? O paciente indeciso é uma pessoa insegura.


É comum o paciente indeciso colocar várias objeções antes de tomar uma decisão. A melhor forma de lidar com um indeciso é aumentar a percepção de confiança dele. Você pode usar casos de sucesso anteriores, exemplos de literatura que embasem sua teoria, etc.


02 - Paciente decidido


Ao contrário do indeciso, o paciente decidido é aquele que está mais pronto para tomar uma decisão.


Geralmente ele já pesquisou bastante sobre o assunto que você vai tratar e quando chega ao seu consultório já tem uma decisão de compra bem definida.


A melhor forma de lidar com o paciente decidido é ser objetivo e claro. Ele não quer ouvir longas explicações e nem precisa ser convencido da necessidade do tratamento. Cuidado para não falar demais e acabar perdendo o negócio.


03 - Paciente confuso


Geralmente são pessoas que tem dificuldades de expor suas dúvidas e/ou necessidades, fazendo perguntas desconexas.


A melhor forma de lidar com pacientes confusos é tendo bastante paciência, repetir as informações mais de uma vez e fazer perguntas se ele está entendendo o que você está explicando.


Não tenha pressa com um paciente confuso.


04 - Paciente crítico


É aquele tipo de pessoa que para cada solução arruma um problema. Já teve experiências negativas com outros prestadores de serviço e, portanto, você já começa com um ponto negativo na relação com ele.


Costuma acreditar que já sabe tanto ou até mais que você sobre o assunto que vão tratar. Tem dificuldades de aceitar opiniões de terceiros.


Ele de fato acredita que tem razão em tudo.


Procure trazer soluções para os problemas apontados por ele, sempre que possível mostrando evidências e casos reais de situações semelhantes.


05 - Paciente ansioso


Esta sempre preocupado com o que vai acontecer no futuro. Tem dificuldades em aguardar e cumprir com prazos. Sempre procura achar uma brecha para adiantar um compromisso ou informação.


Seja solícito com o paciente ansioso, mas não ceda a todos os seus desejos. Relembre-o sempre o que foi pactuado, seja em termos de tempo ou compromissos financeiros.


Esses são apenas alguns tipos de pacientes e como lidar com eles. Existem diversos outros tipos de pacientes, tais como:


  • Paciente grosseiro

  • Paciente pechinchador

  • Paciente formal


Se voce quer aprender técnicas de negociação com pacientes e como aumentar o fechamento dos seus planos de tratamento, entre em contato e saiba mais sobre nossas opções de treinamentos e consultorias.


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