Buscar
  • marcioasilv3

A importância do planejamento financeiro para sua clínica odontológica


Gestão Financeira Para Clínicas Odontológicas
Gestão Financeira Para Clínicas Odontológicas

O planejamento é importante em todas as atividades dentro de uma clínica, desde a disposição do layout interno, passando pela compra de materiais até o planejamento do atendimento da agenda diária.


Entretanto, entre todos os tipos de planejamentos que uma clínica precisa fazer, o planejamento financeiro é crucial para a sobrevivência do negócio.


A busca constante pelo crescimento e sustentabilidade da sua clínica passa necessariamente por um grau de excelência na gestão financeira.


Mesmo clínicas com um bom fluxo de pacientes podem ter problemas, e acredite, mesmo quebrar e fechar as portas porque venderam demais sem um bom controle financeiro.


Nesse contexto nós aqui da Senior Marketing gostaríamos de ajudar você gestor da sua clínica odontológica a se conscientizar da importância do planejamento financeiro.


Por que fazer planejamento financeiro na clínica odontológica?


O grau de eficiência de uma empresa pode ser medido por sua capacidade de geração de caixa acima de qualquer outro indicador.


Ou seja, uma clínica para ser considerada um sucesso, do ponto de vista empresarial precisa gerar receita suficiente para pagar seus funcionários, impostos, suprimentos e ainda gerar lucro para o seu investidor.


O papel do planejamento financeiro em clínicas odontológicas é manter toda essa operação positiva, de modo que cada investimento realizado na clínica tenha o seu devido retorno.


Ao fazer planejamento financeiro fica claro o quanto a clínica precisa gerar de capital para pagar todas as suas despesas, criar uma reserva financeira e evitar dificuldades futuras.


É o planejamento financeiro que determina se um investimento futuro em um equipamento, a ampliação das instalações ou mesmo a abertura de uma nova unidade devem ou não ser realizados.


Por que é importante reduzir custos em clínicas odontológicas


Nós sabemos que o maior custo de uma clínica odontológica é a mão de obra qualificada dos profissionais de odontologia.


Certamente, em clínicas com grande números de cirurgias e que necessitam de muito trabalho de laboratório esse também passa a ser um grande custo.


Começar criando uma grande conta de Custos e Despesas no seu plano de contas financeiro e listar todas as contas por ordem de importância (gastos) é um primeiro passo fundamental para organizar as finanças da sua clínica.


É preciso diferenciar os custos que contribuem para gerar receita para a clínica e aqueles que não contribuem