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  • marcioasilv3

Captação de pacientes

Atualizado: 2 de mar. de 2020


Captação de Pacientes
Captação de Pacientes

Toda clínica ou consultório necessita de um processo formal e padronizado de captação de pacientes.


É preciso enxergar uma linha que divide a fronteira entre as operações internas da sua clínica ou consultório e o mundo exterior.


Do lado interno dessa fronteira é preciso que tudo esteja muito bem organizado. Estamos falando aqui de ter profissionais qualificados e atualizados com as mais modernas técnicas da odontologia ou medicina.


Falamos também do ponto de vista interno de ter uma precificação correta dos serviços, de contar com um bom ponto comercial, de que as instalações sejam adequadas ao perfil e as expectativas do seu público-alvo, além de possuir todos os recursos necessários (humanos, físicos, tecnológicos e financeiros) para o excelente desempenho da prestação do serviço.


A grande maioria das clínicas e consultórios tem o foco no desenvolvimento dessa fronteira interna. Ou seja, os dentistas e médicos procuram sempre fazer novos cursos, introduzir novas técnicas e tratamentos, adquirir equipamentos mais modernos, etc.


Tudo isso é bom, mas insuficiente para o sucesso e a perenidade de um consultório ou clínica.


É necessário que as atividades que ocorrem na fronteira externa da clínica, ou seja, no mercado, também tenham excelência. Essas atividades compõem todo o conjunto de ações de captação de pacientes.


Para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica ou médica é preciso mais do que investir em publicidade na odontologia ou publicidade na medicina. É preciso ter um processo de captação de pacientes.


Como atrair mais pacientes? Desenvolvendo o processo de captação de pacientes


Cada clínica, cada consultório é único, tem um momento de vida único, tem necessidades e objetivos únicos, portanto, não existe uma fórmula universal que resolva todos os problemas de captação de pacientes.


Entretanto, existe sim um processo de captação de pacientes que pode ser seguido e adaptado conforme a necessidade e os objetivos da sua clínica ou consultório.


Esse processo de captação de pacientes envolve as premissas de marketing e vendas que se aplicam a qualquer tipo de negócio de sucesso. Acompanhe!


Segmentação do Mercado


O primeiro passo do processo de captação de pacientes é definir QUAIS pacientes sua clínica deseja atender.


Veja, nenhuma clínica ou consultório deveria tentar captar pacientes aleatoriamente. É preciso definir com clareza quais as pessoas tem mais condições de serem bem atendidas pela proposta de trabalho do seu consultório ou clínica.


Segmentar é escolher. E por que você deveria escolher os seus pacientes? Porque se você não escolhe ativamente os seus pacientes (você verá como fazer isso) acaba sendo escolhido por eles.


E o pior que pode acontecer para uma empresa de saúde é ser tudo para todo mundo. Se na sua clínica entra desde a empregada doméstica até o presidente de uma empresa existe um grande problema de segmentação de mercado.


Não se trata de que um é melhor ou pior do que outro como ser humano. Mas, como clientes e pacientes eles tem necessidades diferentes, desejos diferentes e principalmente, capacidades financeiras diferentes para resolver um mesmo problema.