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  • marcioasilv3

Como aumentar o ticket médio em uma clínica odontológica

Atualizado: 18 de set. de 2020


Como aumentar o ticket médio de clínica odontológica
Como aumentar o ticket médio de clínica odontológica

O ticket médio de uma clínica odontológica é um dos indicadores financeiros mais importantes do negócio, pois ele demonstra o valor que um paciente gasta com seus tratamentos, em média.


Ao analisar de forma minuciosa o ticket médio da sua clínica, é possível criar estratégias para aumentar o lucro da clinica e ter melhores resultados. Porém, qualquer decisão nesse sentido deve ser muito bem pensada e calibrada.


É necessário ter um olhar para o mercado e conhecer o que o seus concorrentes fazem, mas principalmente, entender quais os desejos e necessidades do seu paciente alvo. Com essa análise em mãos fica bem mais fácil tomar uma decisão.


Esse artigo mostra como aumentar o ticket médio de uma clínica odontológica, de forma pratica e eficiente.


Ticket baixo ou alto? Qual o melhor?


A verdade é que não existe uma resposta única para essa pergunta. Tudo depende de como sua clinica foi estruturada, ou seja, qual e o seu modelo de negócios.


Cada modelo de negócios é criado e sua gestão deve ser direcionada para realidades e contextos diferentes.


Clínicas odontológicas que tem um ticket médio baixo, geralmente, trabalham atendendo pessoas de classe mais baixa que procuram dentista para procedimentos de menor valor, como extrações, próteses fixas e tratamentos ortodônticos com aparelhos metálicos mais baratos.


São um modelo baseado em volume de vendas. A perda de um paciente geralmente não gera impacto tão grande no caixa, pois ele representa um percentual baixo na carteira total de clientes. Entretanto, sempre será necessário focar em captação de novos pacientes para manter esse modelo girando.


Já as clínicas odontológicas que tem um ticket médio mais alto desenvolvem serviços odontológicos mais caros e soluções mais customizadas para as necessidades dos seus pacientes. Entram nessa categoria procedimentos de reabilitação oral, grandes cirurgias e procedimentos estéticos orofaciais.


Esse tipo de modelo de negócios exige que a clínica implemente um atendimento mais sofisticado, já que os clientes investem somas de dinheiro consideráveis na aquisição desses serviços. É comum nesses casos haver uma superespecialização de mercado, como no caso de ortodontistas que trabalham apenas com alinhadores estéticos como o Invisalign.


Se sua clínica tem um ticket médio mais alto, a inadimplência ou perda de um paciente pode trazer maiores consequências porque o impacto no caixa da clínica costuma ser relevante.


Como aumentar o ticket médio de uma clínica odontológica


Agora, vamos falar na prática como aumentar ticket médio de uma clínica odontológica. Siga conosco!


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