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  • Sênior Marketing

Como captar pacientes para odontologia de forma ativa


Se você é um dentista com certeza está sentindo o peso da concorrência, nem sempre leal que existe no mercado atual.

São profissionais demais , com ofertas muito semelhantes, bloqueados pelo CRO para fazerem promoções e propaganda das suas clínicas, por regras que não são seguidas por redes de franquias e grandes grupos empresarias que vem dominando o mercado. O que fazer?

Parece um cenário desanimador, mas calma, tem solução.

Depois de 20 anos no mercado de consultoria de marketing para dentistas, nós acompanhamos de perto todas as mudanças que o mercado brasileiro de odontologia vem sofrendo e algumas constatações tem que ser colocadas:

01 - Viver de indicações é cada vez mais difícil, caro e limitado;

02 - O paciente médio esta mais bem informado, mais exigente e criterioso;

03 - Grandes grupos empresariais viram na odontologia um bom negócio e entrarão com força nesse mercado adotando práticas comerciais e de negócio que os dentistas não estavam acostumados;

04 - Surgiram as grandes redes de clínicas e as clínicas populares onde o modelo de negócio é ganhar no volume de pacientes atendidos;

05 - Marketing começou a fazer parte da pauta dos profissionais de odontologia, ainda que exista muita confusão sobre esse tema.

E exatamente sobre esse último ponto que queremos abordar nesse breve artigo. O marketing odontológico passou a ser um tema relevante para os dentistas.

Claro, com milhares de dentistas no mercado e com mais alguns milhares egressos das universidades entrando no mercado todo ano, ficou claro para os profissionais de odontologia de que eles precisavam divulgar seus serviços.

Acontece que miraram no alvo certo, mas atiraram todos para o mesmo lugar. Que efeito isso gerou? Muito barulho e pouca efetividade.

Como assim? É que 99,9% dos dentistas que decidem investir em marketing na odontologia estão utilizando os mesmos canais de comunicação (Google, Facebook, Instagram, Youtube, etc.) para falar da mesma mensagem (via de regra de tratamentos e suas "vantagens") e com a mesma intensidade (a grande maioria investe entre R$ 300,00 e R$ 3.000,00 mensais em marketing).

Ou seja, quando todo mundo de um determinado setor (odontologia) está usando o mesmo canal (digital) para passar a mesma mensagem (qualidade, formação, vantagens, etc.) a mensagem se enfraque e os pacientes em geral começam a perceber que TODO mundo é uma massa disforme e muito, muito parecida.

Em cenários como o descrito acima, o pior acontece: o paciente passa a escolher o seu provedor de serviços de odontologia pelo preço. Geralmente o mais baixo.

Como captar pacientes de forma ativa