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Como definir o investimento certo no Google Adwords para atrair pacientes


O Google Adwords ou Google Ads é a ferramenta de publicidade do Google. Ela tem um funcionamento bastante simples de entender.

Sendo bem simplista e objetivo, no Google Ads você só paga pelas pessoas que mostraram interesse pelo seu anúncio, ou seja, você somente pagará pelos cliques que houverem nos seus anúncios digitais.

Existem milhares de artigos explicando o funcionamento do Google Ads na internet e nós não pretendemos criar mais um. Se você não entende nada de Google Adwords sugerimos que procure no próprio site da ferramenta os diversos tutoriais do básico até o avançado sobre o que são cliques, lances, campanhas, configurações de contas, etc.

O foco desse breve artigo é orientar os profissionais de saúde que ultimamente tem utilizado bastante o Google Ads como uma ferramenta de publicidade de seus consultórios e clínicas para atrair potenciais pacientes.

Definindo o orçamento

Antes de qualquer coisa é importante frisar que o Google Ads é um canal de mídia. Isso significa, na prática, que ele sozinho não faz milagre.

Se você não tem clareza sobre o perfil do seu público-alvo, se não tem um diferencial competitivo que possa ser trabalhado ou ainda, se seu composto de marketing (ponto, preço, serviços, pessoas, processos, evidências físicas) tem algum tipo de falha, não espere colocar dinheiro no Adwords e sair pacientes do outro lado. Não vai acontecer.

Isso posto, vamos a questão central desse artigo que é quanto investir em divulgação no Google Adwords para sua clínica odontológica, médica ou de qualquer especialidade?

Bem, vamos começar sobre como não investir. Em primeiro lugar, nunca comece com a verba que você tem. Ou seja, se você tem R$ 1.000,00 e tem a intenção de captar 10 pacientes por mês, talvez não seja viável utilizar o Google Adwords. Por outro lado, pode ser que você consiga muito mais que 10 pacientes com uma verba assim. Como assim?

Simplesmente porque depende de vários fatores, tais como:

  • O número de concorrentes que estão anunciando no Adwords na sua categoria / região é muito alto gerando perda da potência da sua mensagem.

  • Os diferenciais competitivos que você esta divulgando podem não ser valorizados pelos clientes.

  • O número de potenciais pacientes que utilizam o Google para buscar serviços como o seu pode ser baixo.

Mas, existe um fator ainda mais importante na hora de considerar quanto investir no Google: a jornada de compra do seu potencial cliente.

Pense no seu próprio comportamento enquanto consumidor. Vamos para um exemplo. Se você mora em São Paulo e pretende passar as férias no Rio de Janeiro daqui há 1 ano, pode começar a pesquisar no Google por hotéis ainda hoje.