Buscar
  • Sênior Marketing

Os 5 maiores erros de marketing odontológico


5 erros de marketing na odontologia

Nesse artigo queremos ajudar você profissional de odontologia a evitar os 5 maiores erros de marketing odontológico que impendem você de atrair e converter os melhores pacientes para seu consultório ou clínica odontológica.

Vamos direto ao ponto:

01 - Falam de tratamentos e não de problemas

Um erro clássico que os dentistas e suas "agências de marketing odontológico" cometem repetidamente é falarem repetidamente em sua comunicação com o mercado sobre os tratamentos que eles realizam.

São posts sobre tipos de aparelhos ortodônticos, vídeos abordando técnicas modernas de implante. Mas os pacientes não estão interessados em nada disso. Eles buscam soluções de problemas.

As pessoas estão no Google buscando ativamente por problemas relacionados a odontologia. Elas não sabem, a priori, se a melhor solução para um dente amarelado por uso prolongado de cigarro é fazer um clareamento dental ou o uso de facetas de porcelana.

É você quem deve explicar que o problema "dentes amarelados" tem a solução A ou B (ou N).

Em resumo, se você descrever o problema que a pessoa tem melhor que ela mesma consegue, naturalmente essa pessoa assumirá que você é tem autoridade e conhecimento para resolver o problema dela.

02 - Imediatismo

Como a grande maioria dos profissionais de odontologia trabalham com orçamentos direcionados para marketing limitados, eles ficam ansiosos e tentam ao máximo que uma única peça ou campanha promocional produza vendas imediatas.

Serviços de odontologia são serviços de especialidade. Dificilmente uma pessoa vai passar a mão no telefone e ligar para agendar uma consulta com um dentista porque foi impacto uma única vez por uma publicidade da sua clínica, seja ela online ou offline.

O imediatismo de resultados que a grande maioria dos profissionais de odontologia atribui ao marketing é uma ilusão.

É preciso que o potencial paciente primeiro conheça sua oferta, passe a ter interesse pelo seu serviço, confie na sua proposta para somente então tomar a atitude de ligar e agendar uma consulta. Logicamente, esse ciclo tem um tempo próprio que não pode ser desrespeitado.

03 - Investimento insuficiente

Quando falamos de investimento nós referimos ao investimento financeiro e de tempo.