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  • marcioasilv3

Plano de ações de marketing para médicos

Plano de ações de marketing na medicina
Marketing médico


A medicina vem passando por várias transformações. No contexto atual, tecnologia, ética e a própria evoluação das necessidades humanas fazem com que médicos passem a atuar de forma diferenciada do modelo tradiconal de atuação da medicina.


Uma das maiores mudanças nos últimos 10 anos no campo da medicina tem sido a forma com os profissionais de saúde e as clinicas médicas em geral tem buscado se comunicar com seus públicos de interesse.


Há cerca de 10 anos era uma verdadeira heresia falar em marketing para médicos. Os profissionais de saúde tinham, e bem verdade, alguns ainda tem, uma visão distorcida do conceito da medicina na saúde.


Muitos profissionais de medicina já perceberam que ter uma excelente formação, um sobrenome famoso ou mesmo um consultório em local nobre da cidade, não são garantias de sucesso profissional.


Afinal de contas, o Brasil atualmente conta com cerca de 500 mil profissionais de saúde trabalhando de forma concentrada em cidade de médio e grande porte, torando a concorrência pelos pacientes muito acirrada.


Para além da concorrência, os planos de saúde e empresas lastreadas em grandes fundos de investimento tem tornado a agenda do médico algo fora do seu controle.


Nessa nova era, com novos desafios, vencerá quem se adequar melhor as regras do jogo vigente, ainda que muitas dessas regras sejam questionáveis do ponto de vista ético.


O que é marketing médico?


O marketing médico é um termo cunhado pelas agências de marketing que visam aproximar o conceito tradicional do marketing para perto do ambiente médico.


Marketing na medicina, na visão da Senior Consultoria, é entender, atender e superar expectativas e necessidades de um grupo específico de pessoas com características demográficas e psicográficas semelhantes, denominados de pacientes.


Veja, satisfazer necessidades é o cerne do marketing. O "produto" fruto do trabalho do médico é a busca da saúde integral do seu paciente. O seu paciente é o seu "cliente" no sentido do marketing.


 

Então, atender as necessidades dos pacientes é fundamentalmente atender ao cliente.


 


Claro, cliente e paciente são conceitos similares dentro do âmbito do marketing para médicos, mas se observarmos em detalhe, os conceitos podem ser distintamente interpretados como:


- Paciente = Uma pessoa que está dentro do consultório médico sendo atendida por um profissional de medicina.

- Cliente = Em todos os outros momentos que o paciente não está sendo atendido pelo médico ele se comporta como um cliente. Por exemplo: Na recepção, no atendimento telefônico, navegando nas redes sociais da clinica, etc.


Plano de ações de marketing para médicos


Nada na vida funciona na base do improviso. Podem até exitir profissionais que tem relativo sucesso executando um trabalho de marketing sem nenhum planejamento, mas via de regra esse sucesso não se sustenta.


Se você que ter bons resultados com marketing médico precisa pensar um bom plano de ações de marketing na medicina.


Essas ações envolvem:


01 - Definir um objetivo claro


Marketing na medicina é uma ciência e não o fruto de um achismo e muito menos do uso de certas ferramentas como Google e Facebook.


É preciso partir de um ponto de chegada no futuro para construir um bom plano de ações de marketing médico.


A pergunta mais relevante que você deve responder quando vai investir em marketing para uma clinica médica é: O que será sucesso para mim ao investir em marketing?


Responder a essa pergunta vai ser fundamental para que você tenha clareza sobre qual o objetivo que deseja alcançar.


É o objetivo que define o restante. O que fazer, como fazer, quando fazer, quanto vai custar, quem fará o que...


Marketing na medicina não é um ciência exata. Mas é preciso ter um plano minimamente estruturado para conseguir se aproximar de resultados previsivéis em marketing.


02 - Defina quem vai fazer o que, quando, onde, por que e quanto vai custar


Nada com um bom detalhamento das ações que vão ser necessárias para atingir seu objetivo de marketing, quando essas ações devem ser realizadas, por quem, em qual ordem, a qual custo e onde elas devem ser executadas.


Esse arcabouço simples, porém poderoso lhe proporciona maiores chances de atingir suas metas e objetivos quando pensa em investir em marketing na sua clinica médica.


03 - Tenha um cronograma


Assim como um plano de tratamento, um cronograma é uma série lógica e organizada de ações que devem acontecer para que o seu objetivo principal seja atingido.


Considere usar a estrutura de cronograma abaixo para ordenar suas idéias


O QUE

QUEM

QUANDO

ONDE

COMO

QUANTO

Comece listando todas as atividades que precisa fazer, tais como pesquisar por agências de marketing médico, definir a verba a ser alocada para o projeto, etc.


Passe por estimativas iniciais como o tempo total para o seu projeto, verba necessária, etc.


Por fim, preencha o quadro acima definindo uma ordem pela qual as coisas devem acontecer. Por exemplo, você precisa contratar uma agência de marketing médico ou um consultor de marketing para médicos antes de defnir as ações a serem realizadas, bem como a verba a ser investida no projeto.


Conclusão


Esse artigo não pretende esgotar o assunto sobre planejamento de ações de marketing médico, visto que esse é um tema amplo e que merece reflexões detalhadas baseado em cada situação específica.


O marketing na medicina hoje está bem avançado contando com várias vertentes ou divisões com o marketing digital para médicos, o marketing em redes sociais para medicina, o marketing do médico no Google, etc.


Se você quer saber mais sobre marketing médico profissional e busca crescer de forma organizada a sua clinica, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em markeitng na medicina.


Senior Consultoria

Marketing na medicina

+55 (11) 3254-7451

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