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  • marcioasilv3

10 ações de marketing na odontologia para atrair mais pacientes para consultório odontológico

Como atrair mais pacientes consultório odontológico
Como atrair mais pacientes consultório odontológico

Se você esta lendo esse artigo em 2021 já sabe que estamos em meio a uma crise sem precedentes na saúde pública, com impactos em todas as áreas da sociedade, inclusive a econômica.


Captar pacientes sempre foi um desafio para clínicas e consultórios odontológicos. Em 2021, esse desafio será maximizado por uma série de questões da macro e micro economia que desafiarão profissionais de saúde a encontrar melhores práticas de captação de pacientes.


Definitivamente o cenário não é para amadores, e passou da hora de você pensar em investir em marketing digital para sua clínica odontológica.


Nesse artigo vamos te ensinar 10 ações de marketing odontológico para atrair mais pacientes para o seu consultório odontológico.


Perceba que marketing digital na odontologia não resolve todos os problemas. Antes de investir em ações de marketing para atrair mais pacientes para o consultório, verifique se os outros fatores essenciais (ponto comercial, preço, apresentação, equipe, diferenciais competitivos, etc.) para o sucesso da sua clínica estão bem alinhados.


De nada adianta investir em marketing na odontologia e atrair mais pacientes para o consultório se você não sabe suas margens de lucro, se o atendimento é medíocre (no sentido de na média) ou se sua equipe não atende bem o paciente.


Veja, o grande desafio para a odontologia para um mundo pós-pandemia, com economia com indicadores negativos de riqueza, pessoas perdendo o emprego e muita incerteza política e econômica será o de oferecer uma boa odontologia a um preço que caiba no orçamento das pessoas.


Por outro lado, sem dúvida alguma que muita gente ganhou e ganhará muito dinheiro com a pandemia. É fato, o dinheiro não some, ele apenas muda de lugar. Se necessário for, pivote o modelo de negócios da sua clínica ou consultório e busque os pacientes no nicho que estiver fazendo dinheiro.


10 ações de marketing na odontologia para atrair mais pacientes para consultório odontológico


Sem mais delongas vamos para as ações de marketing odontológico para atrair mais pacientes para o consultório odontológico


01 - Defina um avatar


Atrair os pacientes certos
Defina claramente que você que atrair

Não, não tem nada a ver com o filme homologo. Avatar é uma representação do perfil do seu paciente ideal.


A sua primeira ação para atrair mais pacientes para seu consultório odontológico é definir QUEM você quer atrair. Por que, não tem nada pior do que perder tempo e dinheiro atendendo pessoas que não tem o perfil da sua proposta de trabalho, e o pior, que não tenham dinheiro para pagar pelos seus serviços.


A atividade de definir o seu avatar vai te ajudar a pensar nas características sociais, demográficas e psicográficas (comportamento) do seu paciente ideal.


Invista nessa nessa atividade o tempo que for necessário. Não tem problema errar na definição inicial, que pode mudar com o tempo. Só não deixe de fazer. Mesmo.


02 - Desenvolva um site que capte pacientes



Site para dentistas
Exemplo de site panfleto


A era do "site panfleto" acabou. Existem muitos sites na internet sobre odontologia. Muitos são exatamente iguais.


Além das seções clássicas sobre a clínica, perfil da equipe e tratamentos oferecidos, invista em uma boa seção de fotografias de casos.


Existem vários plugins que ligam o site as redes sociais. Utilize-os, de forma que você possa facilitar o compartilhamento das fotos pelos seus visitantes.


Atualize o site periodicamente, mas com conteúdo que interessa ao paciente. Mostre no seu site claramente as transformações que seu trabalho gera na vida das pessoas.


03 - Faça campanhas de links patrocinados no Google



Campanhas de links patrocinados no Google
Campanhas de links patrocinados no Google

Ok, existe uma certa "inflação" de custos na utilização do Google Ads, a ferramenta de publicidade do Google.


Algumas palavras como "Invisalign SP" ou "Implantes SP" chegam a custar mais de vinte reais cada clique!! Um absurdo!


Mas, pense no Google Ads como uma ferramenta que conecta a sua proposta de trabalho, ou seja, sua oferta com uma demanda.


Então, se sua clínica está em Santo André - SP, por exemplo, trabalha com implantes dentários e oferece a sedação com óxido nitroso (um diferencial), vale a pena investir em bons anúncios no Google segmentando uma micro região de 2 a 3 KM da sua clínica.


Perceba, a odontologia é um negócio local. Dada a oferta alta de provedores de serviços (clinicas), dificilmente alguém vai cruzar a cidade para fazer seu tratamento odontológico. Não em volume.


Portanto, invista em anúncios segmentados de forma local.


04 - Coloque sua clínica no Google Meu Negócio


Google Meu Negócio Para Dentistas
Coloque sua clínica no Google Meu Negócio

É impressionante, mas a grande maioria dos dentistas não está ligada ainda no poder do

Google Meu Negócio.


Quando uma pessoa busca por um serviço de odontologia na sua região, o Google trata de mostrar aqueles que estão mais próximos, e ainda, bem classificados no Google Meu Negócio.


Não é objetivo desse artigo explicar o que é o Google Meu Negócio. Existem milhares de artigos na internet explicando como criar uma conta lá.


Na prática, o Google Meu Negócio faz o papel de uma grande catalogo de empresas geolocalizadas.