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  • marcioasilv3

10 estratégias de marketing odontológico para atrair mais pacientes

Atualizado: 2 de Mar de 2020


Como captar pacientes com marketing odontológico
Como captar pacientes com marketing odontológico

Estratégia de marketing odontológico é o planejamento do conjunto de ações que serão utilizadas para divulgar, atrair e converter pacientes para sua clínica odontológica.


Todo planejamento precisa ser acompanhado periodicamente para que os resultados esperados sejam confrontados com os resultados realizados e em caso de discrepâncias, ajustes sejam realizados.


Apesar que a grande maioria dos cirurgiões-dentistas já sabe que é necessário investir em marketing odontológico para atrair pacientes, muitos ainda tem dúvidas sobre quais as melhores estratégias de captação de pacientes.


A primeira coisa que você precisa compreender é que sua clínica é única, que tem forças e fraquezas únicas e que opera dentro de certo mercado, por isso, não existe uma estratégia de captação de pacientes universal que funcione para todas as clínicas odontológicas.


O sucesso de uma estratégia de captação de pacientes depende diretamente do entendimento desse contexto que envolve o histórico da sua clínica, os concorrentes, a economia local e principalmente o público-alvo.


Para que você possa ter um bom ponto de partida elaboramos uma lista com 10 ações de captação de pacientes para clínicas odontológicas que você pode adaptar e utilizar na sua clínica odontológica.


As estratégias de captação de pacientes para clínicas odontológicas sugeridas aqui são:

  1. Blog

  2. SEO

  3. Email Marketing

  4. Redes Sociais

  5. Canal de Vídeo

  6. Links Patrocinados

  7. Mídia Out Of Home

  8. Rádio, TV, Revistas e Jornais

  9. Eventos

  10. Parcerias

Por que ter estratégias de captação de pacientes?


Uma estratégia de captação de pacientes funciona com um motor que está permanentemente prospectando o mercado, apresentando sua proposta de trabalho para as pessoas que compõem esse mercado e atraindo pacientes novos para fazer avaliações e consultas, para que parte deles, eventualmente contratem seus serviços (conversão).


Sem um processo estabelecido de marketing odontológico o seu faturamento e a quantidade de pacientes atendidos mês a mês flutua ao sabor das flutuações do mercado.


As estratégias de marketing odontológico tem a função de estabelecer um processo de captação de pacientes permanente na sua clínica, esteja o mercado favorável ou não em determinado momento.


Quando você tem um processo de captação de pacientes ativo sua clínica sofre menos em tempos de retração econômica e se destaca em tempos que a economia está aquecida.


Além disso, com o aumento da concorrência no mercado odontológico nos últimos anos, não adianta apenas ter um bom serviço, é preciso investir em divulgação e mostrar aos seus potenciais pacientes que a sua clínica é a melhor opção para eles.


O que é uma estratégia de marketing odontológico?


Antes de passarmos para as estratégias de marketing odontológico para captação de pacientes, vamos explicar o conceito propriamente dito de estratégia.


Basicamente, uma estratégia de marketing tem por finalidade identificar, planejar, coordenar e executar uma série de ações de marketing que visam a divulgação da sua clínica, a atração de clientes ou o aumento da participação de mercado.


Além disso, a estratégia de marketing odontológico tem por função despertar o interesse e mover potenciais pacientes para a ação. A ação de marcar uma consulta, de fazer uma avaliação na sua clínica odontológica.


Uma boa estratégia de marketing para captação de pacientes consegue dialogar com os potenciais pacientes da sua clínica por toda a sua jornada de compra, desde o momento que ainda estão identificando uma necessidade ou desejo até o momento que já estão prontos para contratar um prestador de serviços.


Por que é importante ter uma estratégia de marketing odontológico para captar pacientes?


A melhor estratégia de marketing odontológico é aquela que consegue atrair mais pacientes e fazer com que eles marquem uma consulta de avaliação inicial.


A estratégia de marketing odontológico desempenha um papel fundamental dentro de clínicas odontológicas pois é ela que traz o principal ativo para dentro da clínica: os pacientes.


A estratégia de marketing odontológico da sua clínica odontológica desempenha o importante papel de unir as necessidades do seu público-alvo com a sua oferta de serviços.


Ao pensar suas estratégias de marketing odontológico para captação de pacientes é sempre fundamental ter em mente as necessidades, dores e desejos do seu perfil de paciente ideal em mente. Assim, suas ações de divulgação podem ser muito mais direcionadas e ter um retorno bastante efetivo.


Como atrair clientes para sua clínica odontológica com uma estratégia de marketing odontológico


De agora em diante você já sabe o que é uma estratégia de marketing odontológico e qual a importância desta para a captação de pacientes para clínicas odontológicas.


Abaixo, vamos descrever ações de marketing odontológico para captação de pacientes. Logicamente, muitas delas podem não ser aplicar a sua clínica em particular.


O importante aqui é identificar quais das estratégias de marketing odontológico você pode utilizar para aumentar a captação de pacientes na sua clínica odontológica e coloca-las em prática.


Selecione as ações de captação de pacientes que mais fizerem sentido para você e para o seu negócio, acompanhe de perto os resultados e avalie criteriosamente o que é e o que não é relevante para a sua clínica odontológica.


01 - Blog


Blogs são uma excelente ferramenta de captação de pacientes para quem quer atrair clientes de forma orgânica.


O princípio fundamental de trabalhar com blogs é sobre responder dúvidas dos seus potenciais pacientes, desde as básicas até as mais avançadas.


A medida que você vai publicando seu conteúdo em blogs que ajudam as pessoas a entenderem e tirarem suas dúvidas dois fatores positivos acontecem a favor da sua clínica:


01 - Você e sua clínica se tornam uma autoridade no assunto para as pessoas que esclareceram suas dúvidas lendo seus artigos.

02 - Seu site vai se posicionando cada vez melhor nas buscas do Google, já que cria-se um ciclo positivo de pessoas que acessam o blog do seu site para tirar dúvidas, gerando mais fluxo de potenciais pacientes.