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11 estratégias de marketing odontológico


11 estratégias de marketing odontológico
11 estratégias de marketing odontológico

Todas os dentistas entendem a importância do marketing odontológico para atrair mais pacientes. O marketing odontológico ajuda a trazer novos pacientes e pode até ajudar a fortalecer os laços com os pacientes existentes. O marketing é essencial se você deseja que sua prática prospere.


É fácil saber que você deve divulgar sua clínica odontológica. É muito mais difícil, no entanto, saber exatamente como fazer isso.


Não há uma resposta certa para isso, e há um grande número de estratégias de marketing diferentes que você pode usar. Para a maioria dos consultórios, o uso de uma combinação de vários métodos diferentes de marketing odontológico produzirá os melhores resultados.


Não sabe por onde começar? Vamos dar uma olhada em 11 das estratégias de marketing odontológico mais eficazes que você pode usar para divulgar sua clínica odontológica.


1. Envolva-se com a comunidade local


Nem é preciso dizer que, se seu consultório fica na zona norte de São Paulo, você realmente não tratará pacientes da Zona Sul. Pelo menos não em volume que se justifique. Os consultórios odontológicos, por natureza, são empresas locais e dependem muito da comunidade local para fornecer os pacientes.


Envolva-se e crie vínculos com sua comunidade local da região da sua clínica. Isso pode incluir qualquer coisa, desde participar de festivais ou patrocinar um time da escola pública local, os quais permitem a você a oportunidade de construir relacionamentos pessoalmente.


Você pode até dar uma aula ou seminário sobre higiene dental em uma escola primária, em igrejas e associações de bairro, ou compartilhar seus conhecimentos na universidade local. Isso estabelece uma base excelente para a forma como a comunidade o verá e dá a você a chance de se engajar no boca a boca e no marketing direto.


2. Construa uma comunidade de seguidores nas redes sociais


As redes sociais oferecem à sua clínica outra maneira excelente de alcançar pacientes em potencial e construir ou fortalecer relacionamentos. Isso também vale para os pacientes existentes.


Agora, quando alguém segue você nas mídias sociais, eles não vão ouvir falar de você apenas uma vez a cada seis meses, eles terão uma fonte constante de comunicação com você durante todo o ano.


O Facebook é uma excelente plataforma que os consultórios odontológicos podem usar para construir comunidades online de seus pacientes.


Além de manter contato e gerar conversas, você também pode fornecer atualizações e informações (incluindo informações de contato) e pode coletar avaliações de pacientes existentes. Isso pode fornecer aos novos pacientes mais pontos de contato em potencial e uma melhor primeira impressão imediata sempre que o encontrarem.


3. Foque em SEO local


A otimização de mecanismos de pesquisa para todos os termos odontológicos essenciais pode ajudar seu negócio, mas as palavras-chave locais são o que realmente traz novos pacientes. Afinal, quem se importa se um paciente na cidade de Caxias do Sul encontra seu site se você está em Porto Alegre?


SEO local é o caminho a percorrer para o marketing odontológico de captação de pacientes. Isso significa que você deseja classificar para termos como "dentista em São Paulo" em vez de apenas "dentista" ou "melhor ortodontista em São Paulo".


Isso não apenas ajudará você a encontrar seu público-alvo que está pesquisando exatamente esses termos no Google, como lhe dará uma vantagem na pesquisa, onde os usuários digitam termos como dentista local “perto de mim”.


4. Crie um site bem feito e bem projetado


Há cerca de 70% de chance de que a primeira interação de um paciente em potencial com você seja em através do seu site, portanto, ele deve causar uma boa primeira impressão. Seu site precisa ter uma aparência profissional, ser bem organizado para facilitar a navegação e ser minucioso nas informações que oferece aos visitantes.


5. Use marketing de conteúdo para oferecer valor ao seu público-alvo


O marketing de conteúdo é a prática de usar conteúdo como postagens de blog ou e-books para trazer visitantes ao seu site, construir relacionamentos com eles e, eventualmente, convertê-los em pacientes.


O marketing de conteúdo no site na forma de um blog ou FAQ oferece a oportunidade de adicionar regularmente novos conteúdos (e palavras-chave) ao seu site, aumentando sua classificação geral e enviando mais tráfego para seu site.


6. Executar campanhas do AdWords


O Google AdWords é uma forte plataforma de pagamento por clique efetuado que permite que você exiba seu anúncio para usuários que procuram determinadas palavras-chave.


Se eles estiverem procurando por “dentista em Salvador”, seu anúncio de seu consultório em Salvador pode aparecer imediatamente.


Quando trabalhar com campanhas do AdWords, você certamente desejará segmentar palavras-chave com base em sua localização para aumentar a relevância de seus canais de anúncio. Use suas descrições e destaques para destacar ofertas exclusivas ou outros recursos de sua clínica odontológica que o diferenciam.


7. Cartões postais e ofertas por correio


Um consultório odontológico tem uma grande vantagem sobre muitos outros negócios; eles sabem que seu público será local, ou seja 90% ou mais de seus pacientes moram ou trabalham próximos da clínica. Por causa disso, se você enviar cartões postais ou ofertas pelo correio para pessoas em um determinado raio de seu escritório, você sabe que terá a garantia de atingir seu público-alvo.


Afinal, todo mundo precisa de bons cuidados dentários. É uma necessidade universal.


Além de enviar rodadas de cartões-postais de vez em quando para atrair novos pacientes, você tem algumas estratégias adicionais que pode usar para atingir pacientes específicos em potencial de alto valor. Isso inclui:


Envio de folders sobre procedimentos cosméticos de luxo para bairros de alta renda, onde os proprietários têm maior probabilidade de pagar por eles.


8. Lembretes de consultas


Aumentar a conversão na sua clínica não se trata apenas de atrair novos pacientes. Manter e nutrir relacionamentos com seus pacientes existentes é tão importante quanto.


Enviar lembretes de compromissos - ou lembretes para agendar seus compromissos - é um ótimo método de reengajamento e uma maneira infalível de garantir que eles estejam recebendo os cuidados de que precisam.


Os lembretes de compromissos podem vir na forma de:


  • Emails

  • Texto

  • Chamadas telefônicas (este pode ser o método menos preferido)

  • Cartões postais (há sempre o risco de se perderem ou atrasarem no envio)

  • Muitas clínicas usam uma combinação de um lembrete físico, como um cartão postal, com um lembrete digital como um e-mail ou texto.


9. Boletins informativos


Os boletins informativos são um pouco como marketing de conteúdo, apenas a postagem do blog é entregue diretamente nas caixas de entrada dos seus pacientes cadastrados. É sobre alcançá-los, em vez de esperar que venham encontrar você. Os boletins informativos devem conter fragmentos de informações valiosas que seu público deseja ver.


Afinal, se não o fizerem, você seguirá o caminho do botão de cancelamento antes que perceba.


Ao enviar boletins informativos, é uma boa ideia pedir aos pacientes que aceitem e enviem com pouca frequência para que ninguém o envie para spam. Novamente, se você tornar isso valioso, as pessoas ficarão felizes em vê-lo em suas caixas de entrada.


10. Campanhas de remarketing


Remarketing é a prática de entrar em contato com usuários com os quais você já tem um relacionamento e tentar fazer com que eles realizem uma ação específica. Você pode usar o remarketing para fazer com que os usuários reservem seu check-up de seis meses ou se conectem com pacientes em potencial que acessaram seu site, mas não realizaram uma conversão.


Os Anúncios do Facebook são uma das melhores plataformas para remarketing, oferecendo a opção de redirecionar com base em atividades específicas em seu site ou enviando públicos-alvo personalizados.


Você pode até usar o remarketing para promover novos serviços ou procedimentos cosméticos para clientes existentes, como se você adicionasse Invisalign à sua linha ou tivesse um procedimento de clareamento dental novo e mais seguro.