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  • marcioasilv3

3 formas de captação de pacientes na odontologia mais eficientes que marketing digital para dentista

3 formas de captação de pacientes de odontologia
3 formas de captação de pacientes de odontologia

Hoje em dia o marketing digital na odontologia se tornou quase um padrão para clínicas e consultórios odontológicas divulgarem seus serviços e atraírem mais pacientes.


É inegável o alcance e o poder que o marketing digital na odontologia tem para ajudar clínicas odontológicas a captar mais pacientes.


Entretanto, quando olhamos para o cenário geral do marketing na odontologia atual no Brasil, o que encontramos:


A - Clínicas que não investem em marketing digital na odontologia.

B - Clínicas que investem em marketing digital de forma institucional


Nós queremos focar nesse segundo grupo nesse artigo, porque se você ainda faz parte do primeiro grupo, com certeza não vai ter alcance para entender o que será dito aqui.


É que marketing na odontologia já é uma realidade e o foco da nossa consultoria são aqueles empresários de odontologia que já sabem que é praticamente impossível captar pacientes sem investimentos em marketing e estratégias de captação de pacientes.


Esse empresário já sabe que marketing na odontologia é fundamental. Ele está em busca das melhores estratégias de captação de pacientes para levar sua clínica para outro nível.


Se você esta nesse grupo, fique conosco e continue a leitura.


3 formas de captação de pacientes mais eficientes que marketing digital para dentistas


Veja bem, não estamos propondo aqui que você substitua as suas estratégias atuais de bate pronto pelas estratégias de captação de pacientes que sugerimos nesse artigo.


Marketing e captação de pacientes tem a ver com 20% de planejamento bem feito e 80% de execução muito, muito bem realizada.


E execução bem realizada implica dizer que é preciso aplicar o que se planejou, avaliar os resultados, corrigir erros, adaptar, melhorar e executar de novo, em ciclos ou ondas, sempre visando objetivos prévios.


Então, se sua clínica já passou pelo básico do marketing digital para dentistas e ainda precisa melhorar os seus números de captação de pacientes, se quer atingir outro nível, então deve considerar as atividades de captação que vamos listar a seguir.


Mas antes, uma palavra sobre o que consideramos como básico do conjunto de ações de marketing digital para dentistas focado em captação de pacientes:


  • Planejamento de marketing digital

  • Campanhas de geração de leads no Facebook

  • Campanhas de geração de leads no Instagram

  • Campanhas de geração de leads no Google

  • Campanhas de geração de leads no Linkedin

  • Campanhas de geração de leads com automação de e-mail marketing

  • Lives e webinars com captura de leads

  • SEO - Otimização do site da clínica para o Google


Perceba que nas atividades de marketing digital para dentistas acima, o foco não são ações de marketing institucional, como postagens em redes sociais ou videos bem produzidos para o IGTV ou Youtube.


Cerca 90% das clínicas que investem em marketing digital na odontologia ainda estão fazendo o bom e velho marketing tradicional usando o canal online. Eles focam em branding, em fortalecimento de marca e não em vendas.


O nosso foco sempre é em ações de marketing digital para geração de leads, ou seja, pessoas que vão pegar o telefone e agendar uma consulta.


Se sua clínica ainda não chegou nem nesse nível, ligue para nós e saiba mais sobre o que podemos fazer por você para captar leads para odontologia utilizando o marketing digital.


Agora, se sua clínica já tem uma boa performance fazendo marketing digital para captação de pacientes e mesmo assim suas metas ainda não são batidas, pense em investir nas seguintes ações de captação de pacientes:


01 - Captação de pacientes através de desenvolvimento de uma equipe comercial


Se você tem uma clínica odontológica e o seu faturamento já supera R$ 100.000,00 mensais, mas ela se encontra perto de um platô, ou seja, esse faturamento não continua ascendente e você já faz ações de marketing digital de performance, provavelmente esteja na hora de dar o próximo passo e criar uma área comercial.


Uma área comercial dentro da sua estrutura clínica pode começar de várias formas, a saber:


A - Terceirizando o desenvolvimento comercial para uma empresa especializada em captação de leads na odontologia;

B - Recrutando, treinando e remunerando um especialista em vendas;

C - Contratando representantes comerciais comissionados que vão ter seus ganhos atrelados a resultados.


Não vamos entrar nesse artigo no detalhe de cada um dos modelos, mas claro, cada um deles tem suas vantagens, suas particularidades e suas desvantagens.


Qual modelo de desenvolvimento comercial você deve criar na sua clínica? A resposta esta diretamente ligada as suas metas.


Veja, uma clínica que tem uma faturamento médio de R$ 100.000,00 / mês e pretende dobrar esse faturamento em 12 meses, deveria buscar um especialista em vendas e adequa-ló a sua estrutura, pois o nível e intensidade de participação desse agente será muito maior.


Já uma clínica que busca um crescimento mais residual ou gradativo pode se valer de empresas especializadas em captação de pacientes ou mesmo de representantes comerciais.


Mas, se você ainda não entendeu como um agente comercial vai atuar na sua clínica para captar mais pacientes, preciso explicar o que um representante comercial, vendedor ou captador faz. Veja só, as principais atribuições desse profissional:


  • Estudar o perfil da clínica, seus pontos fortes, fracos, seu mercado, seus concorrentes, as oportunidades e ameaças;

  • Criar um plano de vendas que inclua o perfil do cliente alvo, as metas de vendas, a carteira de serviços oferecidos, uma proposta de vendas.

  • Mapear o território de atuação da clínica, buscar empresas, clientes diretos, abrir contas, gerenciar e negociar com potenciais clientes.

  • Fazer a captação ativa de pacientes buscando criar canais de comunicação e relacionamento com o mercado local de atuação da clínica.

  • Etc;