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  • marcioasilv3

5 estratégias para gerar leads para clínicas odontológicas

Atualizado: 18 de Set de 2020


Como captar leads para odontologia
Como captar leads para odontologia

Se você tem uma clínica odontológica e precisa aumentar o número de pacientes, o faturamento, e, principalmente o lucro, esse artigo é para você.


Temos recebido muitas solicitações de clientes com dificuldades para captar mais pacientes e isso tem se tornado uma crescente nos meses que vivemos a pandemia.


Antes de passarmos para a estratégias de atração de leads precisamos nivelar alguns conceitos básicos:


Leads - São potenciais pacientes que foram impactados de alguma forma por uma propaganda da sua clínica e que demonstraram interesse no seu trabalho.


Funil de vendas - Nós sabemos que o dentista tradicional não gosta muito da palavra vendas, mas é fundamental entender que sem vendas não existe sentindo a existência da sua clínica.


Todos os seus pacientes passam por uma espécie de funil, ou jornada até o momento que se tornam pacientes de fato.


Na odontologia é normal que muitas pessoas nem mesmo estejam considerando buscar os serviços de um dentista (demanda negativa), mas diante de uma boa comunicação assertiva e objetiva, ele possa entrar no seu funil de vendas, como um lead.


Marketing digital - Existem diversas formas de utilizar o marketing digital na odontologia,e de fato, a maioria das agências de marketing para dentistas se apoiam em ferramentas e estratégias de marketing digital para captar leads para clínicas odontológicas. Porém, o marketing digital não é a única forma, e muitas vezes, nem a melhor para atrair mais pacientes para clínicas odontológicas.


Estratégias de captação de leads para odontologia - São um conjunto de ações, ferramentas, processos e pessoas que trabalham juntos de forma coesa para atingir os objetivos de aumentar o número de pacientes de uma clínica odontológica.


Uma vez nivelados esses conceitos básicos, vamos falar agora de 5 formas de geração de leads para odontologia. Acompanhe!


01 - SEO Local


O serviço de odontologia tem uma forte pegada geolocalizada. Isso quer dizer que a grande maioria dos clientes da sua clínica virão de uma zona primária de até 5 km da localização da sua clínica.


Isso é um fato muito importante e que deve ser levado em conta no momento de fazer marketing para sua clínica odontológica.


Especialmente em grandes capitais com alto volume de trânsito, fica quase inviável para uma pessoa buscar profissionais de odontologia longe das suas residências ou locais de trabalho.


Por isso, é necessário focar no que chamamos de SEO local. Trabalhar palavras-chave no seu site e nas sua comunicação que remetam as pessoas que estão buscando serviços de odontologia perto de você.


Por exemplo, uma clínica odontológica no bairro de Pinheiros na cidade de São Paulo, aumentou a sua captação de pacientes trabalhando anúncios e textos no seu site com o direcionamento para os seguintes termos:


  • "Dentistas perto de mim"

  • "Dentistas pinheiros sp"

  • "Clínica odontológica pinheiros"

  • "Implante dentário pinheiros"

  • "ortodontia em pinheiros"


Ao fazer isso tanto em textos no seu site, como em anúncios pagos no Google, o site da clínica foi ganhando relevância e posicionamento no Google, sendo cada vez mais apresentado de forma relevante nas buscas do Google para pessoas que já estavam buscando esse tipo de serviço localmente.


Então, uma ótima dica para você que quer atrair mais pacientes para sua clínica odontológica é investir em marketing digital local.


02 - Eventos locais


Outra forma de atrair mais pacientes é participar e patrocinar de eventos locais na sua comunidade, região ou bairro.


Temos diversos exemplos de clínicas que patrocinaram atletas locais, clubes e associações como "clube de leitores", com ótimos resultados em relação a captação de pacientes.


Patrocinar eventos, sejam sociais ou esportivos localmente na sua comunidade torna sua marca parte integrante daquele local e associa o seu trabalho as escolhas dos potenciais clientes.


03 - Parcerias com outros prestadores de serviços


Muito se fala sobre parcerias para captação de pacientes, mas poucos dentistas entendem de fato o que isso quer dizer.


Parceria não é deixar seu panfleto na recepção de um comércio local e vice-versa. Parceria tem a haver com busca de resultados concretos para ambos os parceiros.


Isso se faz com a definição de uma meta concreta de resultados, com a busca de parceiros que tenham perfil semelhante ao seu e com um cronograma de atividades práticas que possam ser medidas.


Temos um cliente em Salvador na Bahia, instalado dentre de um shopping que fez parceria com a academia presente no mesmo shopping pertencente a uma grande rede.


Cada novo aluno da academia recebia um "kit de boas vindas" personalizada com os logos da clínica e da academia contendo pasta de dentes, escova e um pen drive (ok, isso foi em 2009) com dicas e informações de saúde bucal. Além disso, a alunos da academia tinham descontos incrementais na clínica que ficava no mesmo andar do citado shopping.


Busque, converse e construa junto com parceiros estratégias comerciais onde o parceiro e você agregam valor ao serviço entregue e com isso conquiste mais leads.


04 - Captura de leads online


Para implementar essa estratégia você precisa construir algum tipo de isca digital, ou brinde que possa ser resgatado por um potencial lead em troca dos seus dados de cadastro.


Mas, entenda, hoje em dia essa estratégia já está sendo implementada por milhares de clínicas. Mas, temos uma boa notícia: A grande maioria faz tudo errado!


As pessoas assim como você estão na internet buscando por solução de problemas. Você precisa pensar quais são os problemas que sua clínica resolve e transformar isso em uma proposta de solução.


Se a sua proposta de solução for boa, com certeza você vai capturar muitos leads. Mas, para isso é necessário estudar o perfil do seu público-alvo, suas dores e necessidades, para somente então, pensar em elaborar uma isca digital, ou ativo digital, que realmente desperte a atenção das pessoas.


E não basta ter uma boa isca digital, é preciso que ela apareça para as pessoas certas, no momento certo e no local adequado.