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  • marcioasilv3

5 maneiras de aumentar a visibilidade da sua clínica e atrair mais pacientes particulares


Como dar mais visibilidade para sua clínica e atrair mais pacientes particulares
Como dar mais visibilidade para sua clínica e atrair mais pacientes particulares

O marketing na saúde tem uma função diferente do marketing para varejo. No comércio em geral, as pessoas recebem mensagens impactantes que "apelam" para áreas do nosso cérebro ligadas aos impulsos mais primários.


Gatilhos mentais como a escassez, a exclusividade e a oportunidade são utilizados constantemente em propaganda e publicidade direcionada a produtos. E eles funcionam!


Acontece que na odontologia ou medicina a pegada é diferente. Em primeiro lugar, você tem que entender que serviços de saúde fazem parte da chamada "demanda negativa". Ou seja, a grande maioria da população não quer ou deseja um serviço médico ou odontológico.


Em segundo lugar, as pessoas em geral, passam por um ciclo (longo) de descoberta, busca de informações, seleção de fornecedores até o momento de agendarem uma consulta.


Esse ciclo, também conhecido com jornada do consumidor, também acontece com produtos no varejo, mas costuma ser mais curto.


É que medicina e odontologia são serviços de especialidade. Pense: Ninguém vai se submeter a uma cirurgia ou procedimento apenas porque está em "promoção" nesse semana.


Dito isso, esperamos que você tenha entendido que a conversão, ou seja, a venda de um tratamento para um paciente, ou o simples ato de agendar uma consulta precisa passar por um processo.


Esse processo é basicamente dividido em 3 partes:


  1. Atração

  2. Conversão

  3. Fidelização

  4. Novas vendas


Nesse artigo vamos falar especificamente sobre atração de pacientes. Se você quer saber mais sobre as demais fases do processo de vendas de serviços médicos e odontológicos acesse nosso blog. Lá tem muitas informações úteis sobre cada fase descrita acima.


Desafio: Atrair pacientes particulares


Bem, se você chegou aqui já entendeu que para atrair mais pacientes para sua clínica vai ser preciso despertar a atenção dos pacientes em potencial.


Acontece que só existe atração naquilo que é visto, que é encontrado, que é lembrando.


Então, a sua primeira missão como gestor da sua clínica médica ou odonto é descobrir as melhores formas de dar visibilidade para sua clínica.


Nós listamos abaixo 5 formas de aumentar a visibilidade da sua clínica e atrair mais pacietes particulares. Siga conosco!!


01 - Ponto Comercial


Quantas e quantas clínicas insistem em se estabelecer em prédios comerciais, em andares altos, de difícil ou praticamente impossível visualização.


Não faz sentido nenhum você estabelecer sua clínica em um edifício comercial, quando:


  • Não tem uma carteira de pacientes que ajude a girar a clínica;

  • Tem uma clínica de portas abertas (sem horário marcado);

  • Não tem muito dinheiro para investir em marketing, publicidade ou propaganda;

  • Seu serviço atende pessoas com deficiências físicas e baixa mobilidade;

  • Está estabelecido em bairros periféricos de grandes cidades.


Por que e quando você deve investir em um ponto comercial na rua:


  • Porque você pode explorar a fachada da loja, com isso aumentará a visualização e exposição da sua clínica;

  • Pode investir menos em marketing, publicidade e propaganda da clínica;

  • Por que muitas pessoas vão se lembrar da sua clinica quando tiverem um problema ou necessidade que você resolve;

  • Por que é bem mais fácil o acesso (desde que tenha estacionamento fácil) para pessoas de terceira idade ou com deficiência física;


Lembre-se um ponto comercial R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 mais barato mal localizado vai fazer você perder muito dinheiro. Não economize no ponto comercial.


Uma boa fachada em rua de grande movimento de pessoas é sim um ponto fundamental para ajudar sua clínica a atrair mais pacientes.


A fachada pode ser usada para expor sua marca, seus serviços e diferenciais. Diversos dos clientes que orientamos mudaram seus resultados de faturamento e vendas de serviços após deslocarem suas clínicas para imóveis de rua.


Por outro lado, existem sim situações em que um imóvel de rua não fará diferença nos resultados. Clínicas médicas e odontológicas que já tem uma carteira formada de pacientes, muitos anos no mercado e cuja localização tem facilidade de acesso e estacionamento não verão grandes vantagens em mudar para um ponto de rua.


02 - Site Institucional


A grande maioria dos médicos e dentistas pensa e executa seus websites de forma a transforma-lós em um panfleto virtual.


Listam os seus serviços, capricham na seção "sobre" contando uma longa história sobre porque montaram a clínica, colocam fotos dos profissionais, postam a qualificação da equipe, fotos da estrutura e...não convertem nada.


Preste atenção! As pessoas não estão nem ai para o que você faz, para os seus diplomas, para seu tempo de experiência...elas só querem saber como você resolve melhor o problema delas do que os seus concorrentes.


A pergunta que todo site deve responder é: "Por que você que está visitando esse site deve acreditar que nós somos a melhor opção do mercado para resolver esse tipo de dor (física ou emocional) que você está sentindo?"


Seu site responde a essa pergunta? Ele deixa claro porque o paciente em potencial deve escolher você? Caso positivo, vá em frente e capriche nas fotos dos médicos / dentistas, na exibição do currículo, fale da estrutura, etc, etc.


Agora, se você não consegue responder a pergunta principal, pare, repense. Você ainda não tem um proposta de valor digna de ganhar a confiança (e a carteira) de quem está visitando seu site. Hora de voltar para a prancheta...


03 - Redes Sociais