Buscar
  • Sênior Marketing

6 estratégias de marketing para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica

Atualizado: 18 de Set de 2020


Estratégias captação de pacientes

No atual mercado de odontologia cada dia mais competitivo, é essencial que todo gestor de clínica conheça e implemente estratégias de marketing para captar mais pacientes.

Logicamente não existe uma fórmula ou receita mágica que funcione prontamente para todas as clínicas. Afinal, cada clínica odontológica tem suas particularidades, seu momento de vida, suas forças e fraquezas, além de um nível específico de concorrência local.

Para ter sucesso com captação de pacientes a palavra chave é planejamento. Antes de implementar qualquer estratégia de captação de pacientes é preciso elaborar um bom plano de marketing odontológico.

Para saber se o público-alvo da sua clínica será impactado pelas estratégias de captação, sua clínica precisa conhecer profundamente as pessoas que compõem o alvo das suas ações de marketing.

Saber com quem está falando é básico e fundamental para qualquer ação de marketing de atração e captação de pacientes.

Para te ajudar a pensar qual a abordagem mais efetiva para a sua clínica nós separamos 6 estratégias de marketing para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica. Confira a seguir:

01 - Mídia Out Of Home (DOOH)

A mídia out of home ainda é muito pouco explorada na odontologia, com exceção das redes de franquias odontológicas que já entenderam a importância desse tipo de mídia para a captação de pacientes.

A mídia out of home é um tipo de canal de comunicação utilizado pelas empresas para levar sua mensagem de marketing para um determinado público enquanto esse encontra-se fora de suas residências.

É muito comum nos grandes centros urbanos, mas tem se alastrado pelo interior do país. É bastante presente em academias, padarias, restaurantes, bares, casas lotéricas e até em banheiros.

A ideia aqui é captar aquele tipo de paciente que é mais difícil de captar por outras mídias como marketing digital ou mesmo mídias offline como jornais, revistas e mídia impressa como panfletos e folders.

Em muitos casos esse tipo de mídia traz retornos bastante positivos para clínicas odontológicas, já que se bem selecionado os locais onde essa mídia vai ser exposta dificilmente será ignorado pelos pacientes em potencial.

02 - Redes Sociais

Ok, muita gente na odontologia está utilizando as redes sociais como uma ferramenta para captação de pacientes.

Mas pouquíssimas clínicas tem de fato, uma estratégia de captação de pacientes nas redes sociais. A diferença entre estar nas redes sociais e ter uma estratégia de captação de pacientes nas redes sociais reside no fato de que, no primeiro caso, existe apenas uma distribuição de conteúdo, ao passo que no seu caso, existe um mecanismo e uma inteligência para a partir do conteúdo distribuído fazer com que o visitante ou seguidor das redes sociais da clínica chegue até o ponto de marcar uma avaliação na clínica.

Para captar pacientes pelo Instagram ou para captar pacientes pelo Facebook é preciso enxergar essas redes como o primeiro nó de uma longa estratégia de marketing digital para odontologia que serve apenas para atrair a atenção do potencial paciente.

Os demais passos que levam até a conversão do visitante que consumiu um conteúdo nas redes sociais da clínica até o momento que ele de fato entra em contato para agendar uma consulta na clínica necessitam de outros elementos, como o site da clínica, páginas para captura de dados dos interessados, um fluxo automatizado de interação com o paciente e ofertas sintonizadas com o interesse manifesto pelo potencial paciente.

As redes sociais são um fantástico canal de aquisição de tráfego e de leads (potenciais clientes) para clínicas odontológicas, mas não são um fim em si mesmas.

Para captar pacientes pelo Facebook ou captar pacientes pelo Instagram é preciso trabalhar a estratégia de marketing digital integrado.

03 - Eventos

Eventos realizados na sua clínica ou pela sua clínica são uma ótima forma para atrair mais pacientes, e ao mesmo tempo, aumentar a reputação da clínica.

Elaborar uma grade anual com eventos públicos sobre os serviços da sua clínica e abrir essa grade de eventos a comunidade local é uma ótima forma de atrair mais pacientes para sua clínica odontológica.

É possível criar diversas pautas, como palestras dos profissionais da sua clínica dedicadas a cuidados com a saúde bucal de crianças, sobre a recuperação do sorriso na terceira idade, sobre as inovações dos alinhadores invisíveis, etc, etc.

A pauta dos eventos pode ser enorme e tem que ser sempre alinhada com o interesse do seu público.

Depois de criada a pauta, basta divulgar. Para isso, comece mandando um convite para todos os atuais pacientes da sua clínica, seus familiares e amigos. Publique a chamada para o evento nas suas redes sociais. Faça promoções no comércio local.

Se sua clínica é pequena e não tem espaço para a realização do evento você pode buscar algum local público como uma igreja, escola ou associação de bairro. Se existe orçamento disponível poderá investir no aluguel de um espaço comercial para a realização do evento.

Caso não exista nenhum local disponível pense em fazer o evento online. Hoje em dia existem ferramentas gratuitas como o Google Hangouts que permite transmitir o evento ao vivo da sua própria clínica para diversas pessoas dispersas em locais distintos.

Mas não se esqueça! O objetivo do evento é captar pacientes. Você deve conseguir que todas as pessoas que forem participar do evento, presencialmente, ou online, se registrem e deixe seus dados de contato (Nome, e-mail e telefone).

Com esses dados em mãos ficará fácil conseguir criar um script para sua secretária e coloca-la nos dias subsequentes ao evento ligando para essas pessoas e convidando-as para uma consulta de avaliação na sua clínica odontológica.

Tenha em mente que entre 5% a 10% das pessoas que você acionar vão comparecer a sua clínica. Então o sucesso da campanha depende diretamente da quantidade de pessoas que você conseguir aglutinar nos seus eventos.

04 - Parcerias para atrair mais pacientes

Fazer parcerias com outras empresas dentro da sua estratégia de marketing odontológico para atrair mais pacientes também pode dar muito certo.

O chamado co-marketing nada mais é que a união de duas marcas que atendem o mesmo perfil de clientes que juntam suas forças para promover qualquer tipo de produto ou serviço e trazer resultado para ambas as marcas.

Essa união permite um alcance maior das suas campanhas de captação de pacientes com um custo menor e despesas compartilhadas.

O grande segredo aqui é encontrar o parceiro ideal para a sua clínica odontológica e que ofereça produtos e/ou serviços complementares à sua área de atuação, além de contar com público-alvo semelhante e com audiência considerável.

Para evitar dissabores, após a seleção do parceiro, faça um cronograma simplificado das ações que serão trabalhadas em conjunto, divida as tarefas, estabeleça metas em comum acordo, e principalmente, meça os resultados de cada ação de captação para avaliar se vale a pena continuar com a parceria.

05 - Campanhas Promocionais

Na odontologia o termo promoção pode assumir um tom pejorativo. Mas queremos que você entenda o real sentido de campanhas promocionais para clínicas odontológicas.

Nós não estamos nos referindo a baixar preços, a fazer promoções como no varejo. Não é nada disso.

Apenas, você como gestor da sua clínica odontológica precisa entender que sua clínica odontológica é um negócio e que para além de prestar um primoroso serviço técnico em odontologia precisa também focar no pulmão que permite sua empresa respirar e viver: vendas!

Você deve olhar 12 meses a frente do momento presente e avaliar no calendário comercial datas comemorativas e simbólicas que podem impulsionar as pessoas a buscarem comprar mais produtos e serviços.

São tradicionalmente datas onde as pessoas buscam presentear umas as outras: