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  • marcioasilv3

As 3 regras de ouro para atrair mais pacientes para clínicas odontológicas

Atualizado: 18 de Set de 2020


3 regras de ouro para atrair pacientes na odontologia
3 regras de ouro para atrair pacientes na odontologia

Parece que a cada dia fica mais difícil atrair pacientes para sua clínica odontológica? Você percebe que o número de pacientes na sua clínica vem diminuindo? Você já tentou várias estratégias de captação de pacientes, mas parece que nenhuma delas tem dado resultados?


Aqui na Senior Marketing temos assessorado clínicas odontológicas a captarem mais pacientes e melhorarem seus resultados nos últimos 25 anos.


Baseado na nossa vivência e experiência prática assessorando clínicas e redes de clínicas em todo o país, nos criamos o que chamamos de 3 regras de ouro para atrai mais pacientes para clínicas odontológicas.


Veja o que você vai ler nesse artigo:


  • Captação de pacientes - O que é, por que fazer e como fazer?

  • Os 3 M's de marketing na odontologia

  • Mercado

  • Mensagem

  • Meio

  • 5 Dicas práticas para aumentar a captação de pacientes na sua clínica odontológica hoje


Então, se você precisa aumentar o número de pacientes na sua clínica odontológica, se deseja atrair pacientes particulares com o perfil da sua proposta de trabalho, acompanhe o que preparamos para você logo abaixo. Fique conosco


Captação de pacientes - O que é, por que fazer e como fazer?


Nós sabemos que é difícil e mesmo desagradável para o profissional de odontologia falar em vendas.


Mas, não deveria ser assim. Todo o seu estudo, todo o seu conhecimento e todo seu desejo de praticar uma odontologia de ponta, só faz sentido se existirem pessoas que conheçam, busquem e contratem seus serviços.


No fim do dia, sem vendas não existe razão de existir da sua clínica odontológica. É através de uma venda que você e sua equipe podem dedicar seus melhores talentos e fazer aquilo que você sempre amou: Odontologia de qualidade.


É interessante, porque falando assim, parece obvio, afinal toda clínica odontológica precisa vender, mas são pouquíssimas as clínicas que possuem um processo de vendas.


E todo processo de vendas na odontologia começa com atividades de captação e atração de pacientes.


Veja, você precisa entender de uma vez por todas que vendas é o processo primordial da sua clínica e que captação de pacientes é o pulmão que faz sua clínica respirar!


Você pode estar se perguntando agora: "Ok, eu concordo que vendas é o principal processo da minha clínica e que eu preciso fazer captação de pacientes para que esse processo funcione. Mas como é que eu faço para atrair mais pacientes para minha clínica odontológica?


É aqui que a conversa começa a ficar interessante e parte do sucesso na capação de pacientes começa com o entendimento das 3 forças do Marketing, os chamados 3 M's de marketing. Vamos conhece-lós?


Os 3 M's de marketing na odontologia


Para ter sucesso na captação de pacientes, para atrair mais pacientes particulares é fundamental entender as forças ou drivers que direcionam uma boa estratégia de marketing na odontologia.


Esses drivers ou direcionados são chamados de 3 M's de marketing, como veremos abaixo:


(M) Mercado

Quem são seus pacientes?
Quem são seus pacientes?

Mercado pode ser entendido como o conjunto de pessoas de uma determinada região que tem necessidades, desejos e dores que sua clínica consegue resolver.


Imagine que sua clínica esta localizada em uma cidade no interior do Paraná com 100.000 habitantes.


O total de habitantes da cidade compõe o que chamamos de mercado potencial, mas para fins de captação de pacientes, o que nos interesse é o nosso mercado real, ou sejam, o subset de pessoas do mercado potencial que tem interesse, autoridade e capacidade financeira para pagar pelos seus serviços.


O mercado da sua clínica é formado por aquelas pessoas que realmente precisam do seu trabalho, que entendem e apreciam o valor que ele entrega na vida delas e também que possua a capacidade financeira para pagar pelos seus serviços.


Voltando ao nosso exemplo da cidade de interior de 100.000 habitantes, pode ser que ao final de uma pesquisa de mercado sejam identificados que apenas 10.000 pessoas, ou seja, 10% do mercado potencial total tenham capacidade de pagar pelos serviços da sua clínica.


Perceba que um mercado pequeno demais pode inviabilizar qualquer estratégia de atração de pacientes, já que um número reduzido de potenciais pacientes pode estar disperso geograficamente pela cidade e ainda ser disputado por vários outros concorrentes.


(M) Mensagem

Como os potencias clientes devem enxergar sua clínica?
Como os potencias clientes devem enxergar sua clínica?

Entenda a mensagem não como o que você diz ao mercado, mas como você se posiciona perante ao mercado.


Lembre-se, mercado são um conjunto de pessoas com interesse, autoridade e capacidade para pagar pelos seus serviços.


Para essas pessoas qual vai ser o seu posicionamento? Você quer que as pessoas pensem na sua clínica de que maneira? Como a mais cara? A mais popular? A de melhor relação custo x benefício? Como a que entrega o maior valor?


Parece muito obvio que se você acerta no mercado, ou público, mas erra na mensagem vai ter problemas.


Para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica, sua mensagem de marketing precisa ser clara, seu posicionamento absoluto.


E como você demonstra claramente qual o seu posicionamento, quem é o público que você deseja captar? Através de vários sinais que são emitidos para o seu mercado que realcem e confirmem esse posicionamento.


A sua identidade visual, a localização da sua clínica, o perfil da sua equipe, sua presença na web, sua tabela de preços, entre outros elementos, tudo isso reforça ou enfraquece o seu posicionamento.


Nós já atendemos vários clientes que estavam com dificuldades para atrair pacientes por terem um posicionamento fraco ou dúbio.


Para atrair mais pacientes é necessário deixar claro quem você é e para que você quer trabalhar. Inspire-se nas marcas de sucesso do mercado mundial. O MC Donalds faz isso, a BMW faz isso, e as redes de franquia de odontologia fazem também.


Descubra qual a sua mensagem de posicionamento e já terá dado um grande passo a frente para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica.


(M)idia

Canais de comunicação na odontologia
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