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  • marcioasilv3

Captação de pacientes na pratica

Atualizado: 2 de Mar de 2020


Estratégia de captação de pacientes
Estratégia de captação de pacientes

A captação de pacientes é uma atividade fundamental para clinicas e consultórios médicos e odontológicos.


Provavelmente você já leu muita coisa sobre captação de pacientes. Talvez um dos temas abaixo seja do seu interesse:


  • Captação de pacientes nas redes sociais;

  • Captação de pacientes no Google;

  • Captação de pacientes com parcerias;

  • Captação de pacientes para clínicas médicas;

  • Captação de pacientes para clínicas odontológicas;

  • Como atrair pacientes para pequenos consultórios?

  • Como captar pacientes por indicações?

  • Como captar pacientes de classe A?

  • Como captar pacientes da terceira idade?

  • Como captar pacientes de implantes dentários?

  • Como captar pacientes de ortodontia?

  • Como captar pacientes para harmonização facial?

  • Como captar pacientes particulares?

  • Etc, etc, etc, etc.


Acredite, nos nossos 23 anos de consultoria de marketing para médicos e dentistas já ouvimos centenas, talvez milhares de vezes essas perguntas.


Nós sabemos que existem outros milhares de dentistas e médicos que também buscam todos os dias formas de atrair mais pacientes para seus consultórios e clínicas.


São médicos e dentistas que estão tendo seus ganhos esmagados pelos planos de convênios odontológicos e planos de saúde médico.


São proprietários de clínicas que gostariam de mudar o perfil do tipo de paciente que atendem atualmente nas suas clínicas, mas não sabem o que fazer para captar pacientes de perfis superiores.


Nós queremos ajudar a esses milhares de profissionais que buscam estratégias de captação de pacientes.


Captação de pacientes - Derrubando alguns mitos


Entendemos que é impossível ter uma estratégia de captação de pacientes única e exclusiva que atenda a todo tipo de clínica e consultório, que funcione para todo mundo. Isso simplesmente não existe.


Muitas vezes clínicas vizinhas podem ter resultados completamente diferentes mesmo usando as mesmas ferramentas de captação de pacientes.


Acontece por exemplo, de uma clínica ter muito sucesso utilizando o Facebook para captação de pacientes e outra clínica a poucos metros investindo o mesmo valor não ter retorno algum.


Isso acontece porque assim como pessoas são diferentes, tem organismos diferentes, qualidades e defeitos que lhe tornam únicos, da mesma maneira, nenhuma clínica ou consultório é igual.


Dessa forma, veja com muito critério o que "gurus" de marketing para dentistas e médicos ensinam na internet em vídeos muito bem produzidos dando sacadas e dicas "geniais" para captação de pacientes. Isso simplesmente não existe.


O segundo mito que temos que tratar aqui sobre captação de pacientes é de que é possível ter grandes retornos com baixíssimos investimentos.


Que fique claro, existem empresas atualmente que oferecem para profissionais de saúde "pacotes de captação de clientes" onde o profissional investe uma quantia de R$ 300,00 a R$ 500,00 por mês e ele recebe uma lista de "potencias pacientes" que vão marcar consulta para fazer uma avaliação.


Esse tipo de abordagem é bem comum no mercado de odontologia e tem invadido, pasmem, áreas da medicina estética (dermatologia, angiologia e cirurgia plástica).


Não se confunda. Não existe almoço grátis. O tipo de paciente captado é aquele totalmente em preço baixo que foi coptado por uma ofertada de avaliação gratuita. Sua clínica está sendo vista como algo sem valor e sem prestígio.


Ainda que não seja o seu nome divulgado diretamente será para lá que o fluxo desse tipo de paciente seja gerado. Você vai atender 100 pessoas para 1 fechamento. Se você acredita que vale a pena pelo dinheiro em potencial que vai conseguir com esse fechamento, então está deixando de olhar para todo o resto do mercado em potencial de pessoas que valorizariam uma proposta de qualidade, que simplesmente não foram atingidas por essa proposta de preço baixo.


Ou seja, sua clínica dificilmente sairá sem abalo na imagem de uma estratégia de captação de pacientes cujo único atrativo e apelo de marketing é a gratuidade da avaliação inicial.


Captação de pacientes - Passo a Passo


Se você está sério em manter a sua imagem conquistada com tantas horas de estudo e dedicação, nós queremos a partir de agora te passar o processo de captação de pacientes.

Veja bem, esse é um template padrão ou espinha dorsal que rege as boas práticas comerciais e de marketing para captação de pacientes.


Mas esse não é um modelo pronto ou engessado, como dissemos antes, cada clínica ou consultório, terá que adaptar para o seu próprio modelo de captação de pacientes.


Para começo de conversa é importante que você tenha em mente que captação de pacientes é uma processo e não uma atividade.


Premissas para captação de pacientes de resultados:


  1. Objetivos bem definidos

  2. Público-alvo claro

  3. Oferta atraente

  4. Investimentos e constância

  5. Acompanhamento e ajustes


Vamos falar sobre cada um desses pontos fundamentais para ter uma estratégia de captação de pacientes de resultados:


01 - Objetivos bem definidos


Perceba que ninguém pode chegar a uma conclusão sobre o sucesso ou fracasso de uma campanha de captação de pacientes sem um número em mente.


É preciso ter metas. O que são metas em captação de pacientes? São números e datas. Quer exemplos?


  • Captar 30 pacientes de ortodontia por mês;

  • Fazer 10 novas consultas de dermatologia a cada 15 dias;

  • Aumentar o faturamento com implantes em 40% nos próximos 6 meses;