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  • marcioasilv3

Como abrir uma clínica popular - 3 pontos fundamentais


Como abrir uma clinica médica popular
Saiba os pontos fundamentais para abrir uma clínica médica popular

Com a pandemia do Covid-19 muitas pessoas perderam o emprego, ficando a mercê do SUS - um modelo que tem suas mazelas, como todos sabemos.


Com esse cenário ganha força novamente as clínicas populares de multi especialidades médicas.


É que muita gente que passa 8, 10 ou mais horas na fila de um posto de saúde para conseguir uma consulta médica pagaria de bom grado uma consulta no valor de R$ 40,00 ou R$ 50,00.


Pensando nessa oportunidade de mercado temos recebido muitas solicitações sobre informações da nossa consultoria para abertura de clínicas.


Como abrir uma clínica popular


Veja bem, são vários os fatores que determinam o sucesso de uma clínica popular, mas hoje vamos abordar 3 pontos fundamentais para abrir uma clínica popular e ter sucesso.


01 - Localização da clínica


Perceba, talvez de todos os fatores que podem contribuir positivamente para o sucesso de uma clínica médica popular, o ponto comercial seja o mais importante.


Muitos empresários buscam pontos comerciais baseado apenas no seu feeling a respeito de determinado local.


Claro, o número de pedestres, o fluxo de veículos, a concentração de negócios e empresas, a facilidade de acesso, tudo isso conta na hora de selecionar o público.


Mas o principal fator para escolha de um ponto comercial deveria ser o volume de pessoas que tem o problema que sua clínica resolve.


Explicando melhor. Não basta que existam 100 mil pessoas (mercado potencial) na região da sua clínica, o que importa é quanto dessas pessoas são de fato pacientes reais (mercado real).


E para saber esse tipo de informação não basta fazer pesquisa de mercado em campo. Colocar pessoas na rua próximo ao local onde você está buscando empreender com uma nova clínica fazendo perguntas aleatórias não faz muito sentido.


A melhor forma de escolher um ponto comercial é a partir de uma análise georefenciada com informações sobre perfil sociodemográfico e de consumo das pessoas que moram e frequentam a região.


Com nossa ferramenta de geomarketing nós conseguimos assessorar e estabelecer com clareza qual o público que existe de fato em uma dada cidade, região, bairro, o quanto elas consumiram nos últimos 12 meses em serviços de saúde, qual a quantidade de pessoas por faixa etária, qual a renda per capita média por residência, etc.


Enfim, o ponto comercial é determinante para o sucesso de uma clinica médica popular. se você quer saber mais sobre o nossa consultoria de abertura de clínica popular com ajuda da nossa ferramenta de geomarketing, entre em contato e saiba mais.


02 - Portfólio de serviços


Uma clínica que oferece serviços de pediatria em uma região que predomina adultos e idosos vai ter problemas de caixa rapidamente.


A escolha de quais serviços oferecer na clínica é determinante para o sucesso de uma clínica popular.


Fazendo o link com o item 01, é a partir da análise sócio-demográfica das pessoas que moram e trafegam na região que você determinará a melhor cartela de serviços.


Veja, nunca defina os serviços primeiro e tente buscar clientes para esses serviços. Primeiro identifique o público que você tem, o seu potencial de consumo, suas dores e problemas, para somente então definir quais especialidades oferecer na sua clínica médica popular.


O achismo é uma das principais causas de falência prematura de clínicas médicas populares.


03 - Precifique corretamente seus serviços


Não tem nada que detone mais um negócio do que cobrar o preço errado pelos seus serviços.


Faça a precificação científica dos seus serviços. O preço de um serviço envolve 4 variáveis:

  • O custo fixo do negócio

  • O custo variável

  • As despesas sobre venda

  • O lucro desejado


Não brinque com o preço. Esse é um trabalho para profissionais. Não calcule baseado (apenas) no preço da concorrência. Existem vários fatores que determinam o preço do serviço prestado.


Se você não precificar errado pode atrair muitos pacientes e ainda assim falir a sua clínica popular, por falta de margem de lucro que cubra as despesas, permita reinvestimento no negócio e o retorno do seu capital empregado.


Conclusão


Existe uma parte burocrática muito grande relacionada a abertura de uma clínica popular: Escolher o nome, abrir um CNPJ, arrumar um ponto comercial, contratar a equipe, fazer captação de pacientes, etc, etc, etc.


Mas, nesse artigo nós demonstramos 3 fatores fundamentais de sucesso para quem desjea abrir uma clínica médica popular.


Foque nesses pontos sem esquecer os demais e suas chances de ter uma clínica médica popular lucrativo serão altas.


Se você quer saber mais sobre como abrir uma clínica médica popular, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em abertura de clínicas. Nós podemos te ajudar!


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Assessoria para abertura de clínicas

atendimento@seniormarketing.com.br

(11) 3254-7451