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Como atrair clientes para minha clínica odontológica


Como atrair mais pacientes para minha clínica odontológica

Como atrair clientes para minha clínica odontológica? Dez em cada dez clientes que entram em contato com a Senior Marketing tem esse tipo de dúvida.

Eles querem saber como atrair mais clientes para suas clínicas odontológicas, que tipo de ações de captação de pacientes funcionam melhor, se devem investir em marketing digital para dentistas, ou se existe alguma outra forma de propaganda odontológica que funcione bem para captar pacientes.

Já que recebemos tantas solicitações de dentistas e empresários do ramo de odontologia como essa pergunta sobre como atrair clientes para minha clínica odontológica que resolvemos criar um artigo com dicas essenciais para quem necessita captar mais pacientes qualificados para sua clínica odontológica.

Como atrair clientes para minha clínica odontológica - Passo a Passo

Em primeiro lugar é importante que você saiba que só existem 3 formas de captar pacientes ou de atrair clientes:

01 ) Indicações de pacientes novos através dos seus atuais pacientes;

02 ) Marketing

03 ) Prospecção comercial ativa

Vamos ver mais profundamente como cada uma dessas formas contribui decisivamente para responder a pergunta "como atrair clientes para minha clínica odontológica".

01 - Indicações

O primeiro grande grupo de ações de captação de pacientes e provavelmente a de menor custo é através de indicações.

Se você tem pacientes satisfeitos com o seu trabalho o processo de coletar indicações de novos clientes é quase uma consequência natural.

Nós já visitamos clínicas e redes de clínicas odontológicas que gastam um verdadeira fortuna mensalmente com as outras duas formas de captação de pacientes (marketing e prospecção) e investem zero em captação de pacientes via indicação.

Veja, os seus pacientes mais satisfeitos são os seus melhores vendedores. Só que você tem que ajuda-lós a vender para você.

Existem dois tipos de indicações. As passivas e as ativas. As passivas são quando um paciente encantado com o seu atendimento, com seu serviço, com sua clínica busca ativamente novos clientes para sua clínica, seja indicando seus serviços para familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Sejamos honestos aqui. Pouquíssimas pessoas tem tempo, disposição e vontade para fazer esse trabalho ativo hoje em dia.

Sendo assim, confiar na indicação passiva e acreditar que isso será uma forma relevante de captação de pacientes é um autoengano.

Então, qual a forma correta de trabalhar com indicações e captar mais pacientes para sua clínica odontológica?

Você acertou: é preciso ter um processo de indicações de pacientes ativo. Mas como fazer isso?

Bem, aqui na Senior Marketing nos fornecemos os scripts, as ferramentas online e o treinamento para que nossos clientes possam criar um processo de captação ativa de indicações.

Para que você entenda como funciona o processo e que você consiga ter um fluxo constante de novos clientes vindos de indicação você precisa ter um roteiro bem definido, que segue algumas premissas.

A primeira premissa é que o seu serviço realmente tem que ser de primeira linha. E quando dizemos de primeira linha não estamos no referindo somente ao serviço do dentista.

As pessoas passam boa parte do tempo que fazem um tratamento odontológico em contato com outras pessoas da sua clínica, como a recepcionista, a sua ASB, além de elementos de tecnologia, de propaganda e de marketing.

Assim, a experiência total do paciente com sua clínica e não somente o momento em que ele está sendo atendido pelo dentista é que vai definir o seu nível de satisfação.

Perceba que um paciente satisfeito não vai indica-lo para ninguém. Um paciente encantado sim vai indica-lo.

Como diferenciar um do outro? Ai começa o primeiro ponto do sistema de indicações. É preciso utilizar uma ferramenta chamada NPS (Net Promoter Score).

Você provavelmente já foi alvo de uma pesquisa NPS quando ao sair de uma loja foi abordado por um funcionário que perguntou o seu grau de satisfação em uma escala entre Ruim, Bom ou Ótimo.

Também em um hotel quando no check-out foi solicitado a dar uma nota de 0 a 10 quanto ao seu grau de satisfação.

Até mesmo hospitais estão utilizando o NPS como parte dos seus processos de credenciamento para certificações de qualidade como a ONA.

E qual o momento ideal para aplicar um questionário NPS aos seus clientes? Na nossa experiência prática, o momento ideal para aferir o grau de satisfação dos seus atuais pacientes é uma consulta antes do final do seu tratamento.

Então, perceba, o NPS e o sistema de indicação não deve ser usado aleatoriamente para todos os tipos de pacientes na sua clínica, mas somente para aqueles 20% dos seus melhores pacientes, os que dão mais lucro, que pagam mais, que provavelmente indicarão outros pacientes como eles.

E como aferir o resultado das suas pesquisas NPS junto aos seus clientes? Aqui vem o pulo do gato que diferencia a captação passiva de pacientes via indicações da captação ativa de pacientes via indicações.

Para todo paciente que der uma nota acima de 8 para sua clínica em uma escala de 0 a 10, você deve imediatamente apresentar a ele um pedido de sugestão de 1 a 3 pessoas "com o mesmo perfil dele que sua clínica poderia oferecer o mesmo nível de prestação de serviços."

De acordo com o histórico das clínicas que já implantamos nos últimos 23 anos (sim, nós medimos), cerca de 20% das pessoas que são inqueridas indicam nome e telefone de "hot leads", ou seja, pessoas com o mesmo nível e comportamento social desses pacientes.

Imagine 20% (em média) de novas indicações de pacientes altamente qualificados do melhor perfil de pacientes da sua clínica com zero investimento em marketing e prospecção??

Agora imagine esse volume a nível anual? Quanto dinheiro sua clínica deixar de ganhar por não ter um sistema de captação ativa de pacientes por indicação?

Quanto dinheiro sua clínica deixa sobre a mesa simplesmente por não ter a atitude de inquerir os pacientes certos, no momento adequado sobre novos pacientes que poderiam se satisfazer do seu bom serviço?

Faça suas contas e comece hoje mesmo a implementar um sistema simples mas eficaz de captação de pacientes por indicação e veja ao longo dos próximos meses a resposta para a pergunta como atrair clientes para minha clínica odontológica sendo respondida.

02 - Marketing

A segunda forma de responder a pergunta "como atrair pacientes para minha clínica odontológica" passa necessariamente por fazer marketing.