Buscar
  • Sênior Marketing

Como atrair mais pacientes para sua clínica


A pergunta que todo profissional de saúde se faz todos os dias: Como atrair mais pacientes para a sua clínica ou consultório?

Nesse artigo vamos te ensinar como atrair para pacientes através do marketing digital, um segmento do marketing que vem crescendo dia a dia entre as empresas de saúde pela sua eficiência, custo e capacidade de dar resultados positivos.

Nós vamos demonstrar que com um investimento relativamente baixo é possível atingir um universo grande de pessoas, aumentar a sua presença digital e dar mais visibilidade para sua clínica ou consultório.

Vamos explicar nesse artigo como atrair mais pacientes e quais são as táticas e ações que você pode fazer para obter resultados realmente extraordinários.

Nesse artigo vamos falar como aumentar o número de pacientes na sua clínica rapidamente. São ações práticas de curto prazo que você deverá complementar com ações estruturais para atrair mais pacientes para sua clínica no médio e longo prazo. Falaremos dessas em um segundo momento.

Como atrair mais pacientes na clínica rapidamente

Vamos listar abaixo algumas das ações de curto prazo de marketing digital que você pode implementar para atrair pacientes para sua clínica rapidamente.

Google Meu Negócio

Crie uma conta no Google Meu Negócio. É gratuito. Basta ter uma conta de email do Gmail. Esse cadastro vai ajudar sua clínica a aparecer na primeira página das pesquisas orgânicas do Google.

E como essa ferramenta pode te ajudar a atrair mais pacientes para sua clínica?

As pessoas procuram na internet por palavras-chave e geralmente de forma localizada. Assim um pessoa que mora na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro e esteja procurando por um dentista ortodontista vai digitar algo como "ortodontia barra da tijuca".

O Google vai listar em um mapa as clínicas que estão cadastradas no Google Meu Negócio,como na figura abaixo:

Como atrair pacientes - Google Meu Negócio

Sua clínica tem grandes chances de aparecer em destaque no mapa de resultados que o Google apresenta para esse tipo de pesquisa se estiver cadastrada no Google Meu Negócio.

E o melhor é que essa ferramenta, o Google Meu Negócios é totalmente gratuita. Trata-se de uma excelente ferramenta para atrair pacientes para sua clínica e com custo total zero.

Acione os conhecidos para curtir sua página no Facebook

Crie um página profissional para sua clínica no Facebook. É simples, fácil e gratuito. Existem milhares de tutoriais na internet ensinando como fazer isso, portanto não vamos ensinar esse passo a passo aqui.

O próximo passo é convidar todos os seus amigos, familiares, parceiros e fornecedores a curtir a página da sua clínica.

Para convida-lós basta seguir o passo a passo abaixo:

Como convidar amigos para curtir sua Página:

  1. Acesse sua Página e clique em Comunidade, na coluna da esquerda.

  2. Na coluna da direita, clique em Convidar seus amigos para curtir [nome da sua Página].

  3. Insira o nome de um amigo na caixa de pesquisa e clique em Convidar ao lado do nome dele.

Crie campanhas de impulsionamento pelo Facebook Ads

Tudo bem, você vai ter que investir algum dinheiro para divulgar sua fan page. Mas a boa notícia é que o custo por clique para divulgação no Facebook Ads costuma ser bem menor que o custo por clique no Google, por exemplo.

O processo de criação de uma campanha de divulgação ou popularmente conhecido como "Anúncio" no Facebook é bastante simples.

Clique na seta no canto superior direito da conta da sua clínica no Facebook e então clique em "Criar Anúncio".

Antes de começar o anúncio propriamente dito é importante que você tenha todas as informações necessárias já previamente definidas, tais como: Data, horários de publicação, imagens dos criativos, url do seu site.

Escolha agora o objetivo que você pretende atingir com o seu anúncio:

Facebook - Escolhendo os objetivos

Determine agora o seu público-alvo

Quanto mais específica, objetiva e segmentada sua campanha, melhores serão os resultados. Nossa sugestão para atrair mais pacientes é que você escolha como objetivo o envolvimento com seus pacientes, que fica na coluna do meio, como um dos objetivos de "consideração".

O ideal é que você use uma linguagem promocional bem objetiva e clara para falar com o seu público-alvo.

Uma ótima forma de fazer isso é utilizando vídeos. Um exemplo legal é do nosso cliente da Clínica Rodrigo Almada, especialista em ortodontia que divulga nesse vídeo os benefícios dos aparelhos estéticos Invisalign:

Videos para dentistas

Caso não tenha disponibilidade para produzir vídeos é interessante que seu anúncio direcione o potencial pacientes para uma página de captura, ou Landing Page, onde ele poderá baixar um e-book, ler um texto mais elaborado ou consumir outro tipo de conteúdo do interesse dele, mas sempre deixando ao menos o seu email e nome.

Com essas informações através de ações de marketing digital futuras você poderá entrar novamente com esse potencial paciente e com isso aumentar as probabilidade de atrair mais pacientes para sua clínica.

Sempre instale o pixel de conversão do Facebook no seu site ou na página de captura para que você possa saber quantas pessoas vieram dos seus anúncios no Facebook, permitindo que você otimize seus melhores anúncios, paralise aqueles com baixo rendimento e crie públicos semelhantes para ações futuras.