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Como atrair pacientes de forma efetiva


COMO ATRAIR PACIENTES DE FORMA EFETIVA

Qualquer clínica ou consultório, seja ele de pequeno ou grande porte, precisa de estratégias de marketing e de informações para chegar até seu público-alvo, atrair mais pacientes e nutrir o relacionamento com sua carteira de pacientes atuais. Por isso, neste artigo, vamos falar como isso pode ser feito de forma prática. Confira!


Crie um plano de ação para atrair pacientes


Antes de qualquer outro ponto, é preciso ter um plano de ação de marketing que atraia pacientes, afinal, o planejamento de marketing e vendas é crucial para saber como anda o mercado local onde sua clínica está inserida, detectar novas necessidades não atendidas do público-alvo e também estar alerta às tendências de seu mercado. Para realizar um bom planejamento de marketing e vendas para sua clínica antes de partir para a ação, é preciso saber alguns fatores, tais como:

  • O perfil do seu público-alvo;

  • Qual o objetivo principal da sua clínica;

  • Que tipo de ações devem ser tomadas para alcançar seu objetivo;

  • Definir um orçamento da clínica compatível com os seus objetivos;

  • Estabelecer o posicionamento da sua marca no seu mercado até o momento

A análise de mercado como método para atrair pacientes qualificados


O mercado de medicina e odontologia, antigamente, eram formados por um público bem reduzido com acesso a serviços de saúde, mas, com o crescimento da renda e do barateamento dos custos, houve um aumento dessa população, dai surgiu a necessidade de conhecer melhor as pessoas que viviam e trabalhavam em um local próximo a sua clínica.


É exatamente para entender o perfil social, econômico e as necessidades de um mercado que surgiu a chamada análise mercado, que se tornou uma estratégia essencial para conquistar pacientes.


Usando os dados de pesquisa para atrair leads e converte-lós em pacientes


As informações coletadas em uma pesquisa de mercado formam uma base que podem ser usadas de várias formas, já que conhecer mais sobre o perfil do público local proporciona maior clareza sobre quais próximos passos dar, além de gerar insights e dicas muito interessantes.


A pesquisa de mercado para estreitar a relação com o público-alvo da sua clínica


Uma estratégia muito fundamental para atrair pacientes, a pesquisa de mercado também tem por objetivo servir de fonte para ações de nutrição dor relacionamento com os atuais pacientes que já conheçam sua clínica.


Ouvir os público-alvo e saber dados específicos sobre quem já é paciente cria um relacionamento mais estreito e fideliza seus clientes.


Ações práticas para aumentar sua carteira de pacientes


Temos certeza que você agora já sabe por que conhecer melhor o seu mercado e estudar o público-alvo é fundamental para atrair mais pacientes para sua clínica, veja o que fazer na prática, na hora de fortalecer o marketing da sua clínica ou consultório:

  • Utilizar mídia offline com propagandas impressas em banners, flyers e panfletos: ideais para clínicas e consultórios de pequeno a médio porte. Para que esse tipo de mídia seja eficaz, é preciso mapear quais são os melhores pontos de entrega e divulgação desse material no entorno da sua clínica;


  • Executar parcerias com outros negócios locais que atendam ao mesmo tipo de público da sua clínica: caso sua clínica esteja no ramo de odontologia, porque não realizar uma parceria com fonoaudiólogos e psicólogos, por exemplos? Pode aplicada com base em descontos na sua tabela de serviços e é eficaz não só para conquistar novos pacientes, mas fidelizar os recorrentes também;


  • Investir em marketing digital para dentistas e médicos: Você pode trabalhar ações regionais, aumentar a divulgação online, pois o marketing digital na saúde é essencial para expandir a visibilidade e potencial da sua clínica. Não estar presente no mundo digital é, hoje, um erro gravíssimo que muitas clínicas e consultórios ainda cometem. Portanto, invista nas redes sociais, no Google e outros canais digitais que façam sentido para você!

Conclusão


Neste artigo, nós falamos da importância da pesquisa de mercado e estudo de público-alvo para atrair mais pacientes qualificados. Para saber mais sobre métodos e tecnologias que dão um forte apoio na expansão e criação de uma clínica médica ou odontológica, entre em contato e fale com um de nossos consultores especializados em marketing e gestão para médicos e dentistas.


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