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Como aumentar a captação de pacientes de implantes dentários

Como captar pacientes de implantes dentários
Como captar pacientes de implantes dentários

A odontologia evoluiu muitos nos últimos 20 anos, oferecendo novas modalidades de tratamento, em especial na área de estética e de reabilitação oral.


O segmento de implantes dentários tem sido um dos segmentos da odontologia com maior crescimento, tanto da oferta quanto da procura.

Então, se você trabalha com implantes dentários e precisa aumentar a captação de pacientes para sua clinica, esse artigo é para você.


Como aumentar a captação de pacientes de implantes dentários


Perceba que existe hoje no mercado um excesso de oferta de profissionais e clinicas oferecendo o tratamento de implantes dentários.


Essa condensação de profissionais e da oferta é maior percebido em grandes centros com Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.


Mas é um fenômeno que já avança para todo o território brasileiro. Diante desse cenário desafiador, temos recebido diariamente perguntas de leads e interessados em atrair mais pacientes de implantes dentários para suas clinicas e consultório.


Nossa resposta invariavelmente passa por algumas etapas.


Como captar mais pacientes de implantes dentários

Diagnóstico Inicial


O primeiro passo para aumentar a captação de pacientes de implantes dentários é fazer um diagnóstico profundo da situação atual da sua clinica, observando aspectos internos e externos.


Aspectos internos

  • Qual a qualificação do seu corpo clinico de profissionais?

  • Quantos anos de mercado a clinica tem?

  • Quais os equipamentos que a clinica possui?

  • Quantos pacientes de implantes dentários a clinica já realizou?

  • Como a clinica faz comunicação com o seu mercado hoje?

  • Quais canais de publicidade e propaganda da clinica são utilizados

  • Qual o investimento mensal em marketing da clinica?

  • Quais os resultados obtidos com o investimento em marketing?

  • Qual a localização do ponto comercial da clinica?

  • Qual a sua infraestrutura interna?

  • Quanto capitalizada está a clinica?

  • Qual sua política de preços de serviços de implantes dentários?

  • Qual a política de pagamento da clinica?Qual o nível de parcelamento oferecido aos clientes?


Aspectos externos

  • Qual o tamanho do mercado potencial para implantes dentários na sua região?

  • Foi realizada algum pesquisa de mercado para entender as necessidades e desejos do seu público-alvo?

  • Quantos concorrentes existem no seu mercado?

  • Qual o nivel de preço praticado pela concorrência?

  • Qual o nivel de qualidade do serviço praticado pela concorrência?

  • Qual o nivel de agressividade comercial dos concorrentes?

  • Qual o investimento em marketing médio realizado pelos concorrentes?

  • Qual o perfil do seu público-alvo?

  • Como está o momento econômico no país?

  • Outras clinicas estão vendendo mais que você? Por que?

  • Qual a politica de preços praticada pelos concorrentes?

  • O que você faz melhor que seus concorrentes?

  • O que seus concorrentes fazem melhor que você?

  • Onde estão as oportunidades?


Com esse conjunto de perguntas respondido você terá uma base sólida para seguir em frente e dar ínicio a um bom plano de marketing para captação de pacientes de implantes dentários.


Plano de marketing para captação de pacientes de implantes dentários


O único lugar onde a execução vem antes do planejamento é no dicionário. Um ditado comum e bem conhecido por todos, mas pouco praticado.


O primeiro passo de um bom plano de marketing para captação de pacientes de implantes é a definição do perfil do cliente ideal para a sua clinica ou consultório, o chamado PCI.


O PCI é uma modelagem de um paciente com características demográficas, geográficas e comportamentais que lhe dão uma visão bem clara do perfil do seu paciente ideal.


O PCI pode ser montado a partir de pesquisas de mercado e/ou através da análise dos aspectos citados em cima da sua base atual de pacientes.


O paciente que tem o perfil do cliente ideal para captação, tem invariavelmente 3 atributos:


- Necessidade, desejo e interesse pela contratação dos serviços de implantes dentários.

- Autoridade, no sentido de que o paciente é autônomo pela decisão, não precisando de aprovação de terceiros para contratar o serviço.

- Capacidade financeira - O paciente tem autonomia financeira e verba suficiente para bancar um tratamento de reabilitação oral com implantes dentários.


Um exemplo de Perfil de Cliente Ideal poderia ser descrito abaixo:



Nome

Roberto Ávila

Idade

53 anos

Profissão

Empresário

Onde mora?

Bairro do Tatuapé, zona leste da cidade

Motivações

Roberto teve uma infância pobre e não pode cuidar da sua saúde bucal. Isso acarretou na perda de vários dentes naturais. Com o passar dos anos,Roberto que sempre teve veia empreendedora conseguiu se estabelecer financeiramente, sendo hoje proprietário de várias lojas e de um posto de gasolina na zona leste de São Paulo. Seu sonho sempre foi ter a capacidade de comer os alimentos que lhe dão prazer e de ter uma apresentação visual e estética que lhe gere mais confiança e convicção.

Como se informa

Devido a sua vida corrida Roberto tem um dia a dia muito agitado, gerenciando o posto de gasolina, lidando com fornecedores e clientes. Ele tem uma conta no Instagram onde segue alguns parentes e também canais relacionados a gestão e finanças. Roberto passa praticamente todo o seu dia conectado ao WhatsApp. Acessa também grandes portais como Estadão e Folha de São Paulo para saber notícias da cidade e do país. Não gosta e não assite televisão. Nos finais de semana busca passear com a família os domingos, geralmente almoçando em restaurantes dentro de shopping centers. Roberto não gosta de parcelar suas dividas, tem uma boa capacidade financeira com retiradas na sua empresa em torno de R$ 50.000,00 por mês.


Perceba que no exemplo acima é possível agrupar características em comum que várias pessoas possuem:

  • Uma dor em comum (perda dos dentes naturais);

  • Faixa etária;