Buscar
  • marcioasilv3

Como aumentar o fluxo de pacientes de clinicas médicas ou de odontologia

Atualizado: 18 de Set de 2020


Como aumentar o fluxo de pacientes de clínicas médicas e odontológicas
Como aumentar o fluxo de pacientes de clínicas médicas e odontológicas

Antes de começarmos, um Disclaimer. Esse artigo não é para quem:


  • Quer "sacadas", "dicas genias" e "truques" para lotar sua agenda nos próximos 30 dias;

  • Para quem não tem capacidade financeira para investir em marketing;

  • Para quem busca saída simples para o complexo problema de captação de pacientes;

  • Para quem é cliente desses cursinhos online dados por "autoridades de internet" sobre marketing para médicos e marketing para dentistas;

  • Para donos de consultórios e clínicas muito pequenas que não possam investir em uma estratégia de marketing.


Com essa introdução provavelmente 97% das pessoas abandonaram a leitura. E é assim que você precisa fazer no seu negocio também, se deseja aumentar o fluxo de pacientes.


Parece estranho, mas não adianta querer aumentar o fluxo de clientes que não tem o perfil do seu cliente ideal.


  • Então, vamos lá, para quem é esse artigo?

  • Para profissionais de saúde que tem um ticket médio de tratamento alto;

  • Para médios e grandes grupos empresarias na área de saúde que querem construir ou aperfeiçoar seu processo de marketing e atrair clientes mais qualificados;

  • Para quem já investiu em markteing digital para sua clínica e ficou frustrado.

  • Para quem acredita que o importante é falar dnegócios, de metas, de resultados e depois de como vamos atingi-lãs.


Para os 3% que estão aqui, bem vindos, somos a Senior Marketing referência em gestão e marketing para profissionais e empresas de saúde que buscam construir negócios de lucrativos, rentáveis e perenes. Boa leitura.


Como aumentar o fluxo de pacientes em clínica de medicina ou odontologia?

Essa deve ser a pergunta que mais ouvimos nos últimos 24 anos de consultoria de marketing para médicos e dentistas: Como aumentar o fluxo de pacientes em clínicas médicas e odontológicas?


Você já parou para pensar em como decide a compra de um bem ou serviço? Qual é o seu passo a passo desde o momento que detecta um problema a ser resolvido, uma necessidade latente até o exato momento em que compra o produto efetivamente ou contrata o prestador de serviços que vai resolver seu problema?


Pois é, todos nós passamos por essa jornada, que nos conhecemos em marketing como "jornada do consumidor", um nome pomposo para um conceito bem direto: as pessoas passam por um ciclo de decisão até contratarem um um médico ou um dentista.


Esse ciclo funciona mais ou menos como na figura abaixo:



Jornada do consumidor na medicina e odontologia
Jornada do consumidor na medicina e odontologia

Crédito imagem: Agendor


Se você quer aumentar o fluxo de pacientes na sua clínica odontológica precisa entender o mecanismo da jornada do consumidor e o que fazer em cada fase dessa jornada.


Como aumentar o fluxo de pacientes clínica médica ou odontológica

1 - Atração de pacientes


O ponto inicial para aumentar o fluxo de pacientes na sua clínica é trabalhar a atração.


Mas você não quer atrair qualquer tipo de paciente, mas somente aqueles que tem os 3 atributos abaixo (todos os três):


1 - Interesse pelo seu trabalho;

2 - Autoridade para te contratar;

3 - Capacidade financeira para pagar pelos seus serviços;


Para melhorar o fluxo de pacientes de uma clínica de medicina ou odontologia é preciso em primeiro lugar definir quem são os pacientes que você deseja atrair.


Aqui entra o conceito de Buyer Persona, que a vem a ser uma representação baseada em dados reais do perfil do seu cliente, ou seja, aquele que tem as 3 características que listamos acima.


Para atrair bons pacientes que tenham o perfil do seu público ideal, é necessário ter uma estratégia de atração de pacientes.


Essa estratégia pode ser online, offline ou uma mescla das duas.


Para aumentar o fluxo de pacientes de uma clínica médica ou de odontologia, é necessário, antes de mais nada ser visto e conhecido pelas personas do mercado que tem o perfil do seu cliente ideal.


Entenda, todo mundo começa sua jornada de compra identificando um problema, desejo ou necessidade que precisa ser resolvido.


Esse problema no campo de saúde pode variar desde uma dor de dente, uma dor lombar até o sonho de dentes dentes brancos e perfeitamente alinhados, ou um corpo esculpido e bem cuidado.


Uma vez que você e sua equipe de marketing entendam o perfil do seu cliente ideal e quais são suas dores e desejos, ou seja, o que elas procuram, o primeiro passo vai ser criar essa estratégia de atração de pacientes.


A sua primeira venda aqui é conseguir a atenção de bons potenciais clientes. Para isso, podem ser usadas diversas estratégias de marketing para atrair pacientes e aumentar o fluxo de clientes na sua clínica:


  • Assessoria de imprensa para dar visibilidade ao seu trabalho;

  • Press releases digitais distribuídos em canais de comunicação onde seu público esta presente;

  • Criação de materiais ricos como vídeos, artigos e e-books com informações iniciais e de topo de funil para pessoas que estão começando a pesquisar sobre seu assunto.

  • Comunicação interna persuasiva no seu ponto de venda (clínica).

  • Um programa de parcerias com outras clínicas e profissionais de saúde em programas complementares.

  • E muito mais;


A fases de atração trabalha a visibilidade da sua marca, do seu trabalho. A venda aqui não é do seu serviço ainda, apesar de muitos cometerem esse erro. A venda aqui é do potencial de solução de um problema ou dor que o paciente que tem o perfil do seu cliente ideal tenta resolver.



Como aumentar o fluxo de pacientes clínica médica ou odontológica

2 - Conversão