Buscar
  • marcioasilv3

Como captar pacientes para odontologia e bater a sua meta todo mês

Atualizado: 18 de Set de 2020


Como captar pacientes e bater sua meta todo mês
Como captar pacientes e bater sua meta todo mês

Captação de pacientes na odontologia é um jogo de números. Quanto mais pessoas, do perfil do seu cliente ideal você avaliar, maiores as chances de conversão.


Dito assim, parece simples, mas é preciso que na sua clínica, para atrair mais pacientes e aumentar a conversão sejam observados 3 princípios básicos:


01 - Não tente captar TODO mundo. Tenha um público-alvo bem definido, melhor ainda, tenha um perfil de paciente ideal. Aquele tipo de paciente que você quer atrair mais, que valoriza seu trabalho e tem capacidade financeira para pagar pelos seus serviços.


02 - Desenvolva uma oferta irresistível. Para cada tipo de cliente existe um conjunto de atributos que são mais valorizados. Muitas vezes, o profissional de odontologia acredita que é o preço do seu serviço que o faz perder serviços. Mas não é.


03 - Comunique a sua proposta de valor. Ou seja, a sua oferta no tempo certo, nos lugares que seus potenciais pacientes ideais estão e com a consistência que é necessária.


Como captar pacientes para odontologia e bater suas metas todo mês


Como atrair mais pacientes para clínica odotnológica
Como atrair mais pacientes para clínica odotnológica

Aqui na Senior Marketing temos clientes que faturaram 300 mil, 400 mil e pasmem, até 1 milhão de reais em plenos meses de Abril e Maio de 2020. Se você está lendo esse artigo em 2030, saiba que esses meses entraram para a história mundial porque o mundo estava vivendo o auge da pandemia de Covid-19.


Mas, como foi possível para essas clínicas atingirem esses números em uma época tão complicada para se fazer negócios? A resposta: Eles tem um processo de captação de pacientes bem estabelecido.


Se você está gostando desse assunto e quer saber como captar pacientes e bater sua meta todo mês, continue conosco!


O que leva uma clínica, independentemente da época, da economia ou dos humores do mercado ter ou não sucesso na atração e conversão de pacientes é que elas, diferente das demais no mercado, possuem uma estratégia de captação de pacientes.


Uma estratégia de captação de pacientes cobre os elementos que citamos mais acima. Para atrair mais pacientes e bater sua meta todo mês é preciso:


01 - Definir a persona do seu paciente ideal



Defina o perfil do seu paciente ideal
Defina o perfil do seu paciente ideal

Sua clínica trabalha com implantes, ortodontia, endodontia e muitos outros procedimentos? Já fez uma análise para saber quanto cada um desses procedimentos contribui no final do mês, do ano para o total geral do seu faturamento?


Baseado na nossa experiência de mais de 20 anos atuando com marketing para clínicas odontológicas, podemos garantir que em toda clínica 2 ou 3 procedimentos são responsáveis por cerca de 70% a 80% do faturamento bruto total.


Preste atenção: O primeiro passo para atrair mais pacientes e bater sua meta todo mês é saber montar um portfólio de serviços lucrativos.


Esqueça aquela conversa que você ouviu a vida inteira de que "o paciente gosta de fazer todos os tratamentos no mesmo lugar". Ele gosta mesmo, mas você não deveria pensar somente no que o paciente gosta, mas naquilo que o paciente gosta E QUE TE TRAGA LUCRO!


Somente essa dica acima vale 1 milhão de reais. Se você escolher bem o seu portfólio de serviços e colocar toda sua energia em ser o número 1 ou número 2 no seu mercado já vai ter um salto de faturamento e vai atrair muito mais pacientes para sua clínica odontológica?


Por que isso acontece? Simples, ninguém acredita que o melhor especialista está em uma clínica multiespecialidades. Por isso, surgiram franquias de odontologia especializadas em um determinado tratamento, como ortodontia e implantes dentários.


O que acontece aqui é que esses empresários sabem que nem todo procedimento odontológico traz lucro e rentabilidade, portanto, focam em atrair e captar pacientes de procedimentos que gerem lucro.


Se você está torcendo o seu nariz agora, preste atenção: Não significa que você não pode atender pacientes de todas as especialidades, significa que você deve BUSCAR ATIVAMENTE OS PACIENTES DE TRATAMENTOS QUE LHE TRAZEM MAIS LUCROS. Percebe a diferença?


02 - Não existe almoço grátis. Captar pacientes custa dinheiro



Quanto investir em captação de pacientes?
Quanto investir em captação de pacientes?

Sabe aquele "guru de marketing para dentistas" que produz vídeos motivacionais explicando como é fácil lotar sua agenda investindo R$ 50,00 no Instagram. Pois é, é fake!!!


Existe um conceito UNIVERSAL em empreendedorismo. Para ganhar dinheiro você tem que gastar dinheiro. Foi assim, é assim e será sempre assim!


"Ah, mas eu conheço um colega que só faz postagens no Facebook e fechou um plano de tratamento de R$ 50.000,00". Ah ah...sorte amigos! Mande ele fazer isso repetidamente e de forma processual e ai sim você tem um modelo de negócios, caso contrário, foi e sempre será sorte!!


E quanto investir na captação de pacientes? Quanto investir no marketing na sua clínica odontológica?


Essa pergunta está errada. A pergunta certa é: Qual a minha meta financeira? Quanto quero faturar no final do mês?


Um bom trabalho de consultoria de marketing para odontologia parte dos objetivos para os investimentos, caso contrário, seria apenas um devaneio, um sonho, um desejo...


Será hilário, se não fosse trágico, ouvir relatos de proprietários de clínicas que querem atrair mais pacientes e partirem para investirem em marketing digital na odontologia.


Como se todos os problemas de captação de pacientes se resolve-se com publicidade propaganda na odontologia.