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  • marcioasilv3

Como criar um plano de marketing digital para dentistas


Plano de marketing digital para dentistas
Plano de marketing digital para dentistas

Nesse artigo você vai ver como criar um plano de marketing digital para dentistas de forma simples, prática e direta. O que você verá:


  • Introdução ao planejamento de marketing odontológico

  • O que é um plano de marketing digital para odontologia?

  • Determinar objetivos e metas de marketing

  • Definir a oferta de serviço

  • Criar um plano de mídia digital

  • Execução, monitoramento e avaliação de resultados

  • Dicas bônus para seu plano de marketing odontológico gerar resultados


Introdução ao planejamento de marketing odontológico


Você já sabe, sem marketing é quase impossível atrair novos pacientes, fidelizar os que você já tem e fazer a roda da prosperidade girar na sua clínica, certo?


Mas, qual seria a melhor forma de fazer marketing para dentistas? Qual a melhor maneira de fazer propaganda na odontologia sem ferir as regras do CRO? Quanto investir em marketing odontológico? Marketing digital para dentistas é o caminho para atrair mais pacientes?


Essas e outras perguntas passam pela cabeça do profissional de odontologia que pensa em investir em marketing odontológico para sua clínica.


Claro, existe um bombardeio de informações na internet, seja com artigos, vídeos e cursos de todos os tipos, com "dicas e sacadas para bombar a sua agenda".


Tem muito gente falando dos benefícios do marketing digital na odontologia e de como dentistas podem captar mais pacientes utilizando o marketing digital. Falam de Google, SEO, Facebook, Instagram, marketing de conteúdo...


Calma. Respire fundo. Nesse artigo vamos dar uma orientação fundamental para você que pretende investir em marketing na sua clínica, ou para você que já investe em marketing, mas não está satisfeito com o resultados.


Nesse artigo vamos te mostrar um passo a passo para montar um plano de marketing digital para clínicas odontológicas simples e descomplicado.


O nosso objetivo não é criar um template de plano de marketing odontológico, mas um mapa do caminho, um roteiro que lhe permita junto com sua agência de marketing digital para dentistas criar as melhores estratégias para atrair mais pacientes para sua clínica. Vamos lá?


O que é o plano de marketing digital para dentistas?

Como ponto de partida é importante é importante que você entenda o que é um plano de marketing para dentistas.


O plano de marketing digital odontológico é um documento que ordena, direciona, organiza e determina quais as ações de marketing executar, quem é o responsável por cada ação, quanto vai custar, em que momento deve ser executada a ação e de que forma.


Além disso, o plano de marketing digital para dentistas vai servir como um ponto de referência onde você irá estabelecer objetivos e metas, bem como indicadores de desempenho e as expectativas de retorno sobre o investimento.


Vamos agora detalhar quais as etapas de construção de um plano de marketing digital odontológico efetivo.


Determinar objetivos e metas de marketing


Objetivos e metas são o cerne de qualquer plano de marketing. Nunca comece a executar uma estratégia de marketing digital na sua clinica odontológica sem antes ter clareza do que deseja atingir.

Um objetivo pode ser algo como aumentar o faturamento bruto da clínica, ou crescer a lucratividade em 25%.


Objetivos são amplos, genéricos e mostram uma intenção ao mesmo tempo que criam uma visão de futuro.


Porém, objetivos precisam ser decompostos em metas. Metas são analíticas, detalham os objetivos em horizontes de tempo e valores.


Voltando ao exemplo do objetivo de crescimento do faturamento bruto da clínica, poderíamos desdobrar nas seguintes metas:


A - Aumentar em 20% o faturamento com pacientes de implantes em 3 meses;

B - Criar um novo serviço de ortodontia na clínica com aparelhos estéticos que deverão representar um acréscimo de 10% no faturamento nos próximos 6 meses.


Fica claro nos exemplos acima que as metas dizem quando e quanto, enquanto o objetivo é amplo, genérico, demonstrando uma intenção.


Bem, para que seu plano de marketing odontológico tenha sustentabilidade é preciso ter objetivos e metas bem definidas, realistas e desafiadoras.


Se a sua clínica tem um faturamento mensal de R$ 50.000,00, por exemplo, não tente colocar como objetivo duplicar o faturamento e como meta alcançar esse objetivo em 3 meses. Pode ser desafiador demais e acabar frustando a você e a todos os envolvidos.


Por outro lado, não crie objetivos que não valham a pena. É preciso que o objetivo provoque uma real mudança no status atual da sua clínica.


02 - Definir a oferta de serviço


Esse é um capítulo muito importante dentro do plano de marketing odontológico.


Muitas clinicas falham nesse momento porque o foco fica sendo nos serviços oferecidos, sem levarem em conta os fatores que são valorizados pelos clientes.


É comum vermos campanhas de marketing digital para dentistas que não se diferenciam em nada dos concorrentes.


O foco tem sido sempre no produto oferecido (errado), aqui entendido como um tratamento específico (implantes, alinhadores invisíveis, lentes de contato dental, etc.).


Na verdade, se você quer ter um plano de marketing digital odontológico que traga reais resultados, coloque, de verdade, o seu paciente no centro dele.


É preciso que no seu plano de marketing você estabeleça claramente os 3 principais componentes da sua oferta de serviço:


O público-alvo - Quem são as pessoas que você quer oferecer o seu trabalho. Qual a faixa etária predominante, onde elas moram, que tipo de produto consomem, em quais canais de comunicação eles buscam informações, o que valorizam, etc.


O serviço - Não tente trabalhar no seu plano de marketing com toda sua grade de serviços. É difícil acomodar 4 ou 5 serviços dentro do mesmo plano. Tente focar no seu serviço premium, ou seja, aquele que gera maior lucratividade.


O posicionamento da sua oferta - Qual a imagem que você deseja passar para o seu público-alvo? Qual a percepção que seu público deve ter ao ser impactado pela sua propaganda? Que tipo de sensação você quer despertar no pacientes? Falaremos mais sobre isso logo abaixo quando trabalharmos as ferramentas de marketing digital para dentistas.


03 - Criar um plano de mídia digital


Aqui vamos começar a falar do chamado marketing digital para dentistas. Como você já deve ter percebido, o marketing é bem mais do que o que todos conhecem como marketing digital.


Na verdade, o marketing digital para dentistas entra dentro da seção de comunicação do seu plano de marketing.


Especificamente, pode ser criado um plano de mídia, onde, de acordo com o público-alvo será criada uma matriz de canais de mídia a serem utilizados.