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  • marcioasilv3

Como criar um plano de marketing digital para dentistas


Plano de marketing digital para dentistas
Plano de marketing digital para dentistas

Nesse artigo você vai ver como criar um plano de marketing digital para dentistas de forma simples, prática e direta. O que você verá:


  • Introdução ao planejamento de marketing odontológico

  • O que é um plano de marketing digital para odontologia?

  • Determinar objetivos e metas de marketing

  • Definir a oferta de serviço

  • Criar um plano de mídia digital

  • Execução, monitoramento e avaliação de resultados

  • Dicas bônus para seu plano de marketing odontológico gerar resultados


Introdução ao planejamento de marketing odontológico


Você já sabe, sem marketing é quase impossível atrair novos pacientes, fidelizar os que você já tem e fazer a roda da prosperidade girar na sua clínica, certo?


Mas, qual seria a melhor forma de fazer marketing para dentistas? Qual a melhor maneira de fazer propaganda na odontologia sem ferir as regras do CRO? Quanto investir em marketing odontológico? Marketing digital para dentistas é o caminho para atrair mais pacientes?


Essas e outras perguntas passam pela cabeça do profissional de odontologia que pensa em investir em marketing odontológico para sua clínica.


Claro, existe um bombardeio de informações na internet, seja com artigos, vídeos e cursos de todos os tipos, com "dicas e sacadas para bombar a sua agenda".


Tem muito gente falando dos benefícios do marketing digital na odontologia e de como dentistas podem captar mais pacientes utilizando o marketing digital. Falam de Google, SEO, Facebook, Instagram, marketing de conteúdo...


Calma. Respire fundo. Nesse artigo vamos dar uma orientação fundamental para você que pretende investir em marketing na sua clínica, ou para você que já investe em marketing, mas não está satisfeito com o resultados.


Nesse artigo vamos te mostrar um passo a passo para montar um plano de marketing digital para clínicas odontológicas simples e descomplicado.


O nosso objetivo não é criar um template de plano de marketing odontológico, mas um mapa do caminho, um roteiro que lhe permita junto com sua agência de marketing digital para dentistas criar as melhores estratégias para atrair mais pacientes para sua clínica. Vamos lá?


O que é o plano de marketing digital para dentistas?

Como ponto de partida é importante é importante que você entenda o que é um plano de marketing para dentistas.


O plano de marketing digital odontológico é um documento que ordena, direciona, organiza e determina quais as ações de marketing executar, quem é o responsável por cada ação, quanto vai custar, em que momento deve ser executada a ação e de que forma.


Além disso, o plano de marketing digital para dentistas vai servir como um ponto de referência onde você irá estabelecer objetivos e metas, bem como indicadores de desempenho e as expectativas de retorno sobre o investimento.


Vamos agora detalhar quais as etapas de construção de um plano de marketing digital odontológico efetivo.


Determinar objetivos e metas de marketing


Objetivos e metas são o cerne de qualquer plano de marketing. Nunca comece a executar uma estratégia de marketing digital na sua clinica odontológica sem antes ter clareza do que deseja atingir.

Um objetivo pode ser algo como aumentar o faturamento bruto da clínica, ou crescer a lucratividade em 25%.


Objetivos são amplos, genéricos e mostram uma intenção ao mesmo tempo que criam uma visão de futuro.


Porém, objetivos precisam ser decompostos em metas. Metas são analíticas, detalham os objetivos em horizontes de tempo e valores.


Voltando ao exemplo do objetivo de crescimento do faturamento bruto da clínica, poderíamos desdobrar nas seguintes metas:


A - Aumentar em 20% o faturamento com pacientes de implantes em 3 meses;

B - Criar um novo serviço de ortodontia na clínica com aparelhos estéticos que deverão representar um acréscimo de 10% no faturamento nos próximos 6 meses.


Fica claro nos exemplos acima que as metas dizem quando e quanto, enquanto o objetivo é amplo, genérico, demonstrando uma intenção.


Bem, para que seu plano de marketing odontológico tenha sustentabilidade é preciso ter objetivos e metas bem definidas, realistas e desafiadoras.


Se a sua clínica tem um faturamento mensal de R$ 50.000,00, por exemplo, não tente colocar como objetivo duplicar o faturamento e como meta alcançar esse objetivo em 3 meses. Pode ser desafiador demais e acabar frustando a você e a todos os envolvidos.


Por outro lado, não crie objetivos que não valham a pena. É preciso que o objetivo provoque uma real mudança no status atual da sua clínica.


02 - Definir a oferta de serviço


Esse é um capítulo muito importante dentro do plano de marketing odontológico.


Muitas clinicas falham nesse momento porque o foco fica sendo nos serviços oferecidos, sem levarem em conta os fatores que são valorizados pelos clientes.


É comum vermos campanhas de marketing digital para dentistas que não se diferenciam em nada dos concorrentes.


O foco tem sido sempre no produto oferecido (errado), aqui entendido como um tratamento específico (implantes, alinhadores invisíveis, lentes de contato dental, etc.).


Na verdade, se você quer ter um plano de marketing digital odontológico que traga reais resultados, coloque, de verdade, o seu paciente no centro dele.


É preciso que no seu plano de marketing você estabeleça claramente os 3 principais componentes da sua oferta de serviço:


O público-alvo - Quem são as pessoas que você quer oferecer o seu trabalho. Qual a faixa etária predominante, onde elas moram, que tipo de produto consomem, em quais canais de comunicação eles buscam informações, o que valorizam, etc.


O serviço - Não tente trabalhar no seu plano de marketing com toda sua grade de serviços. É difícil acomodar 4 ou 5 serviços dentro do mesmo plano. Tente focar no seu serviço premium, ou seja, aquele que gera maior lucratividade.


O posicionamento da sua oferta - Qual a imagem que você deseja passar para o seu público-alvo? Qual a percepção que seu público deve ter ao ser impactado pela sua propaganda? Que tipo de sensação você quer despertar no pacientes? Falaremos mais sobre isso logo abaixo quando trabalharmos as ferramentas de marketing digital para dentistas.


03 - Criar um plano de mídia digital


Aqui vamos começar a falar do chamado marketing digital para dentistas. Como você já deve ter percebido, o marketing é bem mais do que o que todos conhecem como marketing digital.


Na verdade, o marketing digital para dentistas entra dentro da seção de comunicação do seu plano de marketing.


Especificamente, pode ser criado um plano de mídia, onde, de acordo com o público-alvo será criada uma matriz de canais de mídia a serem utilizados.


O marketing digital é composto por um conjunto de ferramentas e uma metodologia que explora o canal digital para externalizar a sua oferta para um mercado.


Nessa seção você deve decidir alguns pontos muito importantes, tais como:


  • Verba disponível para investimento em marketing digital para divulgação da clínica;

  • Quais as estratégias de propaganda vão ser utilizadas (Ex: Google Ads, SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, etc.

  • Data de início e fim da campanha;

  • Qual o retorno do investimento esperado;

  • Os indicadores de desempenho da campanha;

  • Cronograma da campanha

  • Etc.


A partir das decisões acima, várias ações começam a ser executadas em consonância com o cronograma criado.


Essas ações podem partir desde a criação de campanhas de divulgação no Google, produção de material rico para o blog do seu site, produção de vídeos ou qualquer outra ação que estiver no cronograma.


Lembrando que todas as ações do plano de marketing digital para dentistas deve estar dentro de um cronograma bem definido.


Execução, monitoramento e avaliação de resultados


Há um ditado em marketing que diz que o "melhor plano de marketing é aquele que foi executado, revisto , corrigido e melhorado".


De fato, marketing não é uma ciência exata. É possível sim, com a ajuda de um plano de marketing minimizar os riscos envolvidos, mas nunca elimina-lós.


Portanto, após passar por todo o período de estudo do público-alvo, de criar uma oferta que faça sentido para o paciente, de montar a melhor plano de mídia de marketing digital, chega a hora de executar e avaliar os resultados.


Nesse momento, o seu plano de marketing se torna real, ou seja, suas campanhas publicitárias vão para o ar, os potencias pacientes (leads) começam a entrar em contato e avaliações são agendadas.


É aqui que começam vários problemas, que podem variar desde a quantidade de pacientes ser insuficiente em vista do previsto, o nível desses contatos vindos de marketing não estarem de acordo com o perfil do seu paciente ideal e outros problemas mais.


É exatamente porque existirão problemas que sua equipe de marketing deve trabalhar par e passo com seu time interno, seja comercial ou de atendimento, para entender e resolver os erros encontrados.


Muitas vezes, o problema é na mensagem que esta atraindo o tipo de paciente com o perfil inadequado para sua proposta de trabalho.


Outras vezes, a verba é insuficiente para atrair o volume de leads (potencias pacientes) que sua clínica precisa para atingir os objetivos.


O controle da execução do plano de marketing digital odontológico se faz através da observação dos indicadores de desempenho definidos lá atrás no plano de mídia digital.


Os indicadores de desempenho podem estar alinhados a metas de vendas, lucratividade ou rentabilidade. Veja, você deve sim acompanhar os indicadores de marketing, como total de impressões dos seus anúncios, número de cliques e visitas ao site, mas no final do dia marketing tem que gerar caixa, senão existe algo errado.

Assim como tudo que tem valor na vida, de o tempo necessário para que o marketing da sua clínica comece a gerar os resultados esperados.


Na nossa prática de mais de 20 anos como empresa especializada em marketing odontológico, podemos afirmar que não existem truques, hacks ou sacadas que vai atrair mais pacientes para a sua clínica da noite para o dia.


Dicas bônus para seu plano de marketing odontológico gerar resultados


Aqui na Senior Marketing já criamos e rodamos dezenas de planos de marketing digital para dentistas. Nós entendemos o que ajuda e o que atrapalha no desenvolvimento de um bom plano de marketing.


O que atrapalha o plano de marketing odontológico:

  • Não ter objetivos e metas claras;

  • Ter objetivos e metas que são incompatíveis com a realidade;

  • Expectativas mal alinhadas entre o cliente e a agência de marketing digital para dentistas;

  • Orçamento insuficiente;

  • Urgência de resultados;

  • Interferência do cliente nas estratégias definidas pelos especialistas em marketing;

  • Investir em marketing sem ter a casa em ordem;


O que ajuda o plano de marketing odontológico:

  • Ter objetivos e metas desafiadores, porém realistas;

  • Ter um acordo de nível de serviços bem alinhado com a agência de marketing digital odontológico;

  • Ter um orçamento suficiente para a execução do plano de marketing;

  • Ter capacidade para aguardar a evolução do plano realizado;

  • Ter disponibilidade do cliente para acompanhar a execução do plano junto à agência;

  • Integrar marketing ao setor responsável por realizar o acompanhamento dos leads gerados;

  • Ter uma visão de médio a longo prazo;

  • Não recorrer a estratégias paralelas que podem contaminar e deturpar os resultados do plano de marketing odontológico.


Conclusão


Esse artigo não pretende esgotar o tema planejamento de marketing para odontologia, visto que ele é amplo e poderia render vários artigos.


Nossa intenção aqui foi despertar o interesse e atenção dos profissionais de odontologia para a importância de investir em um bom plano de marketing digital para dentistas.


Se você precisa de mais informações ou quer saber mais sobre como ajudamos dentistas a aumentarem a atração de pacientes utilizando marketing digital para dentistas de forma profissional, entre em contato e converse com um de nossos consultores.


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