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Consultoria para abrir clinica odontológica

Atualizado: 2 de Mar de 2020


Consultoria abrir consultório odontológico

Você é um profissional de odontologia ou investidor do ramo da saúde e está pensando em abrir um consultório ou clínica odontológica?

Nós sabemos que abrir, operar e ter sucesso em uma pequena e média empresa no Brasil não é um processo simples.

Existem muitas etapas a cumprir e requisitos a serem observados para que o seu consultório odontológico ou a sua clínica odontológica venham a prosperar no mercado.

A Senior Marketing é uma consultoria especializada em abrir consultórios odontológicos e clínicas odontológicas.

Já ajudamos dezenas de profissionais a abrirem suas novas clínicas, por isso resolvemos passar um pouquinho da nossa experiência para você que está nesse momento procurando mais informações e considerando a possibilidade de buscar o auxílio de uma consultório para abrir um consultório odontológico ou uma consultoria para abrir uma clínica odontológica. Fique conosco.

01 - Plano de Negócios

Planejar é o ato de minimizar problemas e maximizar oportunidades. O plano de negócios é um documento que descreve o passo a passo do seu futuro negócio.

Quando elaboramos um plano de negócios estamos transferindo para o papel todas as possibilidades que a sua futura clínica ou consultório vai ter.

É no plano de negócio que são definidos entre outras coisas:

  • O modelo do negócio

  • O público-alvo

  • Análise do mercado

  • Análise da concorrência

  • Os serviços a serem oferecidos

  • As necessidades de ponto comercial

  • O layout interno do ponto

  • Os equipamentos e mobiliários necessários para operação

  • As estratégias de marketing para captação de pacientes

  • A previsão de vendas

  • Os custos operacionais mensais

  • O demonstrativo de resultados previstos pelos primeiros 36 meses de operação da clínica

  • Um cronograma de execução

Como você pode perceber, o plano de negócios é a espinha dorsal da criação de um novo consultório ou clínica odontológica.

Você pode estar pensando que tudo isso é muito trabalhoso ou desnecessário para um pequeno consultório de uma única cadeira.

O plano de negócios é necessário independentemente do porte do seu consultório ou clínica, o que vai variar aqui é a quantidade e complexidade de informações.

Logicamente, um plano de negócios para a abertura de uma clínica com 10 consultórios e multiespecialidades demandará muito mais análise e detalhamentos no plano de negócios do que um simples consultório de um especialista. A variação aqui é de grau e não de gênero.

Então, o primeiro passo para responder a pergunta sobre como abrir um consultório odontológico é a criação de um bem elaborado plano de negócios.

02 - Escolha do ponto comercial

Muitos profissionais erram feio no momento de escolher o ponto comercial onde vão estabelecer suas clínicas ou consultórios.

Muitas vezes por uma diferença de R$ 1.000,00 no valor do custo de alocação mensal eles optam por pontos comerciais que não terão a performance de vendas e comercial de um ponto melhor localizado.

Via de regra, profissionais que ainda não tem uma carteira de clientes formada, que estão se estabelecendo em uma região nova precisam da máxima visibilidade possível.

No caso acima é altamente recomendável que o imóvel seja de rua. Essa não é uma regra escrita a ferro e fogo, mas se você optar por um sala comercial em um edifício precisará fazer bastante investimentos em publicidade e propaganda para compensar a falta de visibilidade que um imóvel de rua traz naturalmente.

Eleito o ponto, observe principalmente as condições do local quanto a alguns aspectos:

  • Tipo dos estabelecimentos comerciais existentes na região (se atendem um público semelhante ao seu);

  • Disponibilidade de acesso por transporte público;

  • Facilidade de estacionamento;

  • Visibilidade do ponto (frontal, lateral, total);

  • Faixa etária predominante na região;

  • Renda per capita por habitante predominante na região;

  • Presença de serviços públicos próximos ao imóvel (bancos, orgãos do governo, correios, etc.);

  • Sentido do trânsito;

Aqui na Senior Marketing nos fazemos análise de ponto comercial para abertura de novas clínicas odontológicas através da utilização de ferramentas de geomarketing.

Esse tipo de ferramenta permite ter algo grau de confiabilidade quanto a potencialidade de um ponto comercial em relação a prestação de serviços de odontologia.

Com nossa base conseguimos verificar o entorno de um imóvel (1 Km, 5 M, 10Km, etc.) dados como faixa de renda, número de habitantes, concorrências e uma centena mais de dados a respeito de determinada região.

O ponto comercial é como certeza uma variável importantíssima para responder a pergunta sobre como uma consultoria para abrir clínica odontológica pode te ajudar.

03 - Contabilidade

Escolher um bom apoio contábil no momento de abrir sua nova clínica odontológica é fundamental.

A contabilidade vai apoiar desde a regularização de toda a documentação necessária para operar um serviço de odontologia em determinado imóvel, buscando as licenças devidas, como também na parte de planejamento tributário.

Seja operando como pessoa física, como pessoa jurídica ou como uma combinação dos dois é fundamental ter a assessoria de uma boa contabilidade para orienta-lo sobre qual o melhor regime de tributação a ser adotado, seja o Simples Nacional ou Lucro Presumido.

04 - Marketing

Não existe clínica odontológica que consiga atrair pacientes sem investir em estratégias de marketing.

O planejamento de marketing que também pode ser chamado de estratégias de captação de pacientes faz parte do plano de negócios quando você vai abrir um novo consultório ou clínica.

Mas é preciso dar destaque a esse tópico, pois existem 2 tipos de ações de marketing odontológico que são necessários para uma nova clínica odontológica:

A - Marketing pré abertura

São todas as ações de marketing desenvolvidas e executadas antes da abertura da nova clínica como o investimento no desenvolvimento da sua marca, a criação do seu site, as ações de comunicação com o mercado para avisa-lo de que um novo negócio estar surgindo ali naquele ponto comercial.

B - Campanhas de captação de pacientes</