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Descubra a fórmula para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica em 3 passos


Como atrair mais pacientes para clinica odontológica

Toda clínica odontológica precisa ter um processo comercial, de marketing e vendas que gere novas avaliações todos os dias. Mas, de fato, isso é mais fácil de falar do que fazer. Afinal, hoje em dia, a concorrência é enorme, as pessoas estão com pouco dinheiro disponível (2019) e temos uma crise de confiança generalizada na economia e na política gerando paralisia nos investimentos.

Todo esse cenário pode ser assustador e causar danos irreversíveis em clínicas odontológicas que não estiverem preparadas para enfrentar esse momento desafiador.

É preciso muita criatividade, trabalho duro, mas principalmente, ter um plano de marketing e vendas bem estruturado.

Nesse artigo, estamos atendendo a pedidos de centenas de profissionais de odontologia que ao longo desse ano procuraram nossa consultoria com dúvidas como:

  • Como atrair mais pacientes para minha clínica odontológica?

  • Como captar mais pacientes?

  • Como captar pacientes de implantes dentários?

  • Como captar pacientes de ortodontia?

  • Como atrair pacientes de harmonização facial?

Essas são dúvidas recorrentes e no momento que escrevemos esse artigo, estamos ajudando várias clínicas odontológicas por todo o país a estabelecerem estratégias concretas de marketing e vendas para aumentar a captação de pacientes para suas clínicas odontológicas.

Como uma forma de contribuição para aqueles que ainda não são nossos clientes e que buscam informações sólidas sobre estratégias de captação de pacientes que realmente funcionam, no médio e longo prazo, de forma consistente e não apenas "sacadas" e "hacks" soltos no espaço / tempo como temos visto borbulhar pela internet, nós descrevemos a seguir uma fórmula objetiva para atrair pacientes para sua clínica odontológica em 3 passos concretos.

Que fique claro. Não se trata de uma fórmula mágica e muito menos de uma estratégia alarmista do tipo "vamos bombar sua agenda" ou "como atingir R$ 50.000,00 ou mais em 3 meses".

A Senior Marketing é a referência no Brasil e um dos líderes mundias em marketing para empresas de saúde e estamos do lado contrário da mesa desses "profissionais" de Youtube.

Somos formados por um equipe de doutores em administração e marketing com especialização em empresas do segmento de saúde e mais de 23 anos de mercado.

Então, se você é um dentista / empresário e tem uma clínica odontológica, está disposto a investir tempo, dinheiro e esforço para paulatinamente e de forma contínua montar um motor de marketing e vendas na sua clínica de forma a criar um fluxo constante de atração de novos pacientes todos os dias, continue a leitura, ok?

Os 3 passos para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica

Todo empresário de sucesso sabe que "dinheiro atrai dinheiro". Fuja de conceitos rasteiros de que você pode captar muitos pacientes com pouco investimento.

Talvez isso funcione para pequenos consultórios, mas o resultado vai ser sempre proporcional ao tamanho do seu investimento.

Vamos falar agora dos 3 passos fundamentais para captar mais pacientes na sua clínica odontológica. Não existe mágica, esses são princípios básicos que toda empresa de sucesso usa e aquelas que pulam ou executam mal essas etapas são penalizadas sendo retiradas do mercado com o tempo.

01 - Segmentação e Posicionamento de Mercado

Não existe nada mais decisivo para uma clínica odontológica do que escolher os seus pacientes.

Sim, escolher os pacientes. Você pode estar pensando: "Como eu posso escolher pacientes em um mercado em crise?"

É certo que o mercado está em crise, também é certo que existem setores da sociedade que não estão sentindo essa crise com tanta intensidade, assim como alguns estão inclusive crescendo.

Em toda crise tem alguém ganhando dinheiro. Em toda crise existe oportunidade de ganhos e lucros. As vezes maiores do que quando a economia está a pleno vapor.

Você seleciona o mercado de várias formas. A começar, por onde você abre o seu ponto comercial. A odontologia é altamente geolocalizada.

Os pacientes tendem a contratar serviços odontológicos perto das suas residências ou locais de trabalho. Isso se dá por vários motivos, mas especialmente por comodidade.

Ninguém quer atravessar uma cidade como Rio de Janeiro, São Paulo ou Belo Horizonte todo mês durante 24 meses para fazer uma manutenção ortodôntica, por exemplo.

Então, dependendo do local onde você estabelece sua clínica, de certa forma, você já está selecionando o público-alvo, pelo menos a maioria dele.

É que determinadas regiões tem certas características. Imagine, uma pessoa que mora ou trabalhe em Nova Iguaçu, em geral, tem poder de consumo, hábitos e desejos diferentes daquelas pessoas que moram na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.

Vai ser natural que o seu sistema de captação de pacientes sofra uma grande, poderosa influência da localização geográfica onde sua clínica está instalada.

Outra forma de demonstrar e fazer a seleção de pacientes é através do preço dos seus serviços. Nem todo mundo pode pagar R$ 3.500,00 por uma prótese / implante dentário.

O preço, para além da recuperação dos custos + lucro desejado, determina também o seu posicionamento de mercado.

O que um preço de R$ 35,00 de manutenção ortodôntica passa de percepção para você? Sim, esse preço existe e é cobrado em clínicas do interior de Pernambuco por uma clínica que já foi nossa cliente.

Qual você acredita ser o perfil socioeconômico das pessoas que contratam um dentista ali? O preço é um fator determinante de posicionamento da sua oferta e seleção de mercado.

Outro fator que determina a seleção do mercado e também o seu posicionamento é a apresentação do seu serviço.

Imagine uma clínica com cadeiras odontológicas simples surradas de segunda-mão em um prédio comercial bem simples com pintura descascando no décimo-quarto andar de fundos. Imaginou?

Agora imagine uma clínica de rua, em ponto central da zona nobre da sua cidade, com amplo pé-direito finamente decorado por projeto assinado por arquiteto renomado. Criou a imagem?

Você consegue ver a diferença que a imagem, que a "embalagem" produz na percepção das pessoas sobre a expectativa de qualidade do serviço?

Pois bem, para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica, para captar mais pacientes, você precisa em primeiro lugar, definir quem são esses pacientes e o que você pretende ser para eles.

Sua proposta de valor pode estar ancorada em um os mais dos atributos abaixo:

  • Preço;

  • Tecnologia;

  • Atendimento;

  • Exclusividade;

  • Disponibilidade;

  • Etc;

Se você quer captar muitos pacientes, se não quer ter problemas no momento de fechamento dos seus planos de tratamento, se quer ter um motor de atração de novos pacientes e fazer consultas e avaliações todos os dias, preste atenção: segmente e posicione a sua clínica no mercado.

02 - Selecione o seu portfólio de serviços baseado na lucratividade

Inbound marketing, SEO, Google Ads, Facebook, Instagram. Responda com sinceridade: como dentista você não queria ter envolvimento com nada disso, certo? O seu negócio é atender pacientes, trata-lós bem, fazer o que você gosta, certo?

Pois é, toda essa sopa de letrinha que cresce a cada dia e os "gurus" de marketing para dentistas que enchem sua caixa postal com e-mails bem trabalhados mostrando como outros profissionais iguaizinhos a você conseguir bombar as agendas da sua clínica é pouco irritante, não?

Voltando ao planeta terra, onde você tem que at