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  • marcioasilv3

Estratégia para captação de pacientes de odontologia com marketing digital

Atualizado: 2 de Mar de 2020


Estratégia de captação de pacientes de odontologia
Estratégia de captação de pacientes de odontologia

Temos vivenciado nos últimos 10 anos uma explosão do desenvolvimento das técnicas odontológicas, especialmente no campo da chamada odontologia estética.


Entretanto, os profissionais de odontologia não avançaram no mesmo ritmo quando o assunto é captação de pacientes.


O resultado dessa equação é que existem muitos profissionais excelentes com dificuldades de atrair pacientes para suas clínicas odontológicas.


Isso não precisa acontecer. Basta que você profissional entenda que existem estratégias de captação de pacientes testadas e aprovadas por centenas de clínicas em todo o país e que já estão colhendo bons frutos da aplicação dessas estratégias.


Na nossa prática diária de consultoria de marketing para dentistas recebemos ligações e emails de profissionais que tem um ponto em comum. São sempre perguntas relacionadas ao assunto de captação de pacientes para suas clínicas odontológicas com poucas variações:


- Como captar pacientes para consultórios odontológicos?

- Como chamar pacientes para o consultório?

- Como captar pacientes de implantes dentários?

- Como captar pacientes de ortodontia?

- Como captar pacientes de harmonização facial?

- Como captar pacientes pelas redes sociais?


Perceba que em todas as colocações acima, o problema é sempre o mesmo: Como captar pacientes.


Bem, nesse artigo nós vamos explicar uma estratégia de captação de pacientes para odontologia que utiliza as técnicas de marketing digital para dentistas.


Antes de mais nada é importante ressaltar que você vai sim precisar fazer investimentos. Investimentos de dois tipos:


01 - Em uma boa agência de marketing digital para dentistas

Essa empresa ficará responsável por fazer os estudos preliminares do público-alvo, definir as campanhas, estudar as palavras-chave, estruturar as campanhas e peças criativas e colocar tudo para rodar.


02 - Em compra de espaço em mídia

É praticamente impossível você tentar trabalhar com marketing odontológico hoje em dia sem pensar em fazer investimentos em mídia paga, seja ela no Google, nas redes sociais ou qualquer outro canal digital.


Então, em primeiro lugar, antes de mais nada reserve uma verba para investir em marketing na sua clínica mensalmente para os próximos 6 meses no mínimo. Seja realista, não espere milagres e nem acredite nesses vídeos de "gurus" da internet que circulam por ai com depoimentos de pessoas que investiram R$ 50,00 e faturaram milhares de reais. Isso não é real!


A pergunta que muitos fazem é sobre qual o valor investir em marketing na sua clínica odontológica?


A resposta é diretamente proporcional as suas metas de negócio. Quanto você querer faturar e lucrar no final de um mês? R$ 100.000,00? R$ 200.0000,00?


Como regra de ouro e uma boa prática, pense em reservar entre 5% a 10% do faturamento bruto pretendido para investimento em marketing (agência + mídia). Não tem esse dinheiro? Baixe suas expectativas e suas metas.


Agora que você já sabe que terá que fazer investimentos para rodar sua estratégia de captação de pacientes com marketing digital para dentistas, prepara-se para aprender uma estratégia completa de captação de pacientes para sua clínica odontológica. Vamos lá!


01 - Defina claramente o público-alvo e a oferta


Não tente ser tudo para todo mundo. A clínica multiespecialidades que faz tudo para todo mundo.


Isso não funciona. As pessoas buscam especialistas. E os melhores especialistas, na visão dos clientes, geralmente não estão em clínicas com múltiplos especialistas.


Foque naqueles procedimentos que são os mais rentáveis para sua clínica. Componha uma oferta que seja atraente e aderente a um determinado público.


Escolha a dedo quem você vai tentar captar. Uma campanha de captação de pacientes vai funcionar melhor se você definir as suas personas.


A persona é a representação de um paciente alvo muito específico. Público-alvo difere de persona, porque público-alvo é uma massa anônima de pessoas reunidas por características demográficas. Já a persona é uma representação de uma pessoa real.


Sabe aquele(a) seu paciente que você mais gosta de atender. Aquele(a) que pagou direitinho, que é seu fã e ainda te recomenda para os amigos. Essa é a sua persona.


Pense, quais características essa pessoa tem? Dê um nome para ela. Qual a faixa etária dela? Sua profissão? Como ela pagou? Onde ela descobriu sobre sua clínica? Que tipo de tratamento ela fez? Do que ela gosta? Do que não gosta?


Se você direcionar sua oferta de serviços para outras pessoas como essa sua persona sua estratégia de captação terá muito mais sentido e efetividade.


Acredite, nós já fizemos correções desse tipo em ações de captação de pacientes para clínicas odontológicas e a captação chegou a triplicar com a mesma verba!


Estruturando seu funil de captação


Você, eu e todo mundo passa por uma espécie de jornada quando decide comprar um produto ou serviço.


A gente começa percebendo que tem um problema, uma dor ou necessidade não resolvida.


Isso nos motiva a buscar soluções. Ai começa uma outra fase que é tentar descobrir mais sobre o nosso problema.


Nesse meio tempo vamos tornando conscientes das possíveis soluções desse nosso problema e por fim optamos por um caminho ou outro para resolve-lo.


Isso acontece também com as pessoas quando estão procurando por um dentista. Pense com a cabeça do seu potencial cliente.


Ele inicialmente irá detectar que tem um problema, dor ou necessidade. Talvez ele tome consciência que precisa alinhar seus dentes.


Então ele começa a pesquisar e percebe que existem várias formas de resolver esse problema, talvez com a utilização de um aparelho fixo, um estético ou mesmo um aparelho invisível.


Na sua estratégia de captação de pacientes é fundamental que você esteja presente em todos esses momentos da jornada de consumo do seu potencial cliente.


É você e sua clínica que tem que guia-ló e ajuda-ló a definir qual a melhor solução para o caso dele.


Você fará isso com vídeos, artigos e páginas com conteúdos especialmente preparadas no seu site para de forma didática e fácil mostrar todas as opções que esse potencial cliente tem para solucionar seu problema.


Só que esse trabalho precisa estar dentro um contexto. Se você é um dentista na zona oeste de São Paulo não adianta tentar ser o guia para pessoas que estão na zona sul da cidade, porque o custo de deslocamento dessas pessoas até a sua clínica e a quantidade de concorrentes entre você e ele se tornam barreiras gigantescas.


Portanto, é preciso que seu conteúdo seja direcionado. E é exatamente disso que falaremos a seguir.


O conteúdo certo, no momento certo, na frente das pessoas certas


Gerar fluxo de pessoas que tenham o perfil da sua persona para páginas específicas do seu site. Esse é o pulo do gato dessa estratégia de captação de pacientes para odontologia.


Veja, se trata de colocar a demanda e a oferta frente a frente. Imagine que você é um implantodontista na zona norte do Rio de Janeiro. Seria muito interessante se pessoas que já estão procurando por implantes dentários naquela região vissem sua oferta de trabalho, certo?


É exatamente isso que essa estratégia de captação de pacientes propõe. Com as ferramen