Buscar
  • marcioasilv3

Estratégias de marketing para dentistas


Estratégias de marketing para dentistas
Estratégias de marketing para dentistas

Existe muito conteúdo na internet a respeito de estratégias de marketing para dentistas. Mas, no fundo, a grande maioria do que que chamam de "estratégias" não passam de um conjunto de ações de publicidade e propaganda.


O que você verá nesse artigo é o conceito de estrategia de marketing explicada na prática.


Então, não é sobre:


  • Marketing digital para dentistas

  • Facebook para dentistas

  • Instagram para dentistas

  • Redes sociais para dentistas

  • E afins...


Estratégias de marketing para dentistas


Veja, o termo estratégia pressupõe que existam 3 elementos:


  1. Uma meta ou alvo;

  2. Um plano para atingir essa meta;

  3. A execução e gerenciamento do plano


A esse conjunto damos o nome de estratégia. Na prática, imagine a seguinte situação:


Uma clínica odontológica que trabalha com procedimentos de implantes dentários com pacientes de ortodontia vem sentindo uma queda continua do número de pacientes, do seu faturamento e da sua lucratividade.


Diante desse cenário, qual seria a melhor estratégia de marketing para essa clínica odontológica?


Primeiro passo da estratégia de marketing para dentistas:


  • O faturamento atual da clínica;

  • Estratificar esse faturamento por tipo de tratamento (no caso em questão orto e implantes);

  • Avaliar as margens de lucro de cada tipo de tratamento;

  • Identificar a quantidade atual de pacientes e ex-pacientes de cada tipo de tratamento;

  • Analisar o perfil do paciente de ortodontia atual da clínica;

  • Analisar o perfil do paciente de implantes atual da clínica;


Segundo passo da estratégia de marketing para dentistas


  • Em qual tipo de procedimento vamos investir na captação de pacientes? Implantes? Ortodontia? Os dois?

  • Qual a meta de faturamento mensal para ortodontia?

  • Qual a meta de faturamento mensal para implantes?

  • Quais os melhores canais de divulgação para captar os pacientes de ortodontia?

  • Quais os melhores canais de divulgação para captar os pacientes de implantes?

  • Qual a verba disponível para ações de marketing?

  • Montar o plano de mídia com a distribuição de verbas

  • Definir os indicadores de performance

  • Criar o cronograma de execução das estratégias de marketing propostas;


Terceiro passo da estratégia de marketing para dentistas


  • Treinar a equipe interna para a execução das estratégias de marketing propostas;

  • Montar e executar as campanhas de marketing nos canais definidos nas campanhas;

  • Monitorar, controlar, ajustar e corrigir distorções em relação aos indicadores de performance definidos;


Perceba, que estratégia de marketing para dentista é um ciclo, que começa com a identificação do momento atual de uma clínica, passa por definição de objetivos claros, cria ações de marketing alinhadas com esses objetivos, para somente depois partir para a execução.


Uma estratégia de marketing para dentistas não tem não se resume a lançar uma campanha de links patrocinados no Google ou de fazer gerenciamento de redes sociais.


É exatamente essa super simplificação do que é uma estratégia de marketing para dentistas que gera frustração, desânimo e mesmo raiva dos empresários de odontologia em relação as pseudo agências e gurus de marketing para dentistas.


Se você quer saber mais sobre marketing para dentistas realizados com seriedade e resultados, assine nossa newsletter e se mantenha informado.



Senior Marketing

Empresa de marketing para dentistas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo