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Marketing odontológico guia definitivo


Marketing Odontológico

Se você quer saber tudo sobre marketing odontológico que nunca te ensinaram na universidade está no lugar certo.

A Senior Marketing é referência no Brasil e mais 12 países em marketing odontológico. Nossos doutores e marketing tem mais de 23 anos de experiência em marketing odontológico. Já atendemos mais de 500 clínicas de todos os portes, em todos os segmentos e regiões brasileiras.

Através das nossas filiais nos Estados Unidos e Portugal desenvolvemos consultorias em marketing odontológico em 12 países (Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, etc.).

Toda essa experiência nos credencia como a maior referência em atuação no segmento de marketing odontológico brasileiro.

Não fazemos "cursinhos online", nem vídeos motivacionais com dicas obvias. Nosso foco é sobre o marketing na odontologia de verdade, o que chamamos de marketing de resultados, o único que realmente interessa: o que traz pacientes pagantes para a sua clínica.

Agora que você já sabe quem somos, vamos ao que interessa: Aprenda tudo que você precisa saber sobre marketing odontológico!

Marketing Odontológico - O que é?

Marketing é uma ciência que visa atender, entender e superar expectativas gerando lucro.

Desse conceito da Academia Americana de Marketing nos cunhamos a nossa definição de marketing odontológico: "Marketing na odontologia visa entender, atender e superar as necessidades de um grupo específico de pessoas gerando lucro para os proprietários das clínicas odontológicas".

É como base nesse conceito que todo o trabalho de marketing odontológico que realmente funciona se desenvolve.

Nada de falar de ferramentas aqui. Aliás, essa é a primeira de muitas confusões que pseudo gurus de marketing para odontologia vendem na internet: Marketing não tem nada haver com Facebook, Instagram ou Google. Isso é somente uma pequena parte do composto de marketing, como veremos a seguir.

Marketing Odontológico - Montando uma estratégia para atrair os melhores pacientes

Como fazer marketing odontológico

Veja, marketing na odontologia atua em várias camadas, que vai desde a concepção do modelo de negócios de uma clínica odontológica passando pela precificação do serviços até a estratégia de captação de pacientes.

Na verdade marketing na odontologia envolve:

Modelo de negócio - Definição de como sua clínica vai atender necessidades dos clientes e ganhar dinheiro com isso para continuar se desenvolvendo e satisfazendo cada vez mais os clientes.

Precificação dos serviços - Muito mais do que o custo dos serviços e a margem de lucro desejada, o marketing estabelece o preço estratégico. Preço estratégico é a quantia exata de valor, não somente preço, que um cliente alvo está disposto a pagar para satisfazer uma necessidade em troca da solução de um problema ou desejo.

Comunicação com o mercado - Você já deve ter lido muita coisa sobre publicidade na odontologia. Mas provavelmente nunca ouviu que publicidade é apenas um subconjunto de atividades de marketing que tem a função de divulgar, despertar o interesse e atrair os pacientes com o perfil certo da sua clínica, afastando aqueles que não podem, não querem e não vão contratar os seus serviços.

O marketing odontológico é pois, uma combinação de elementos (o serviço, o preço, a comunicação as evidências físicas) que quando combinados harmoniosamente vão atrair os pacientes certos para sua clínica.

Os problemas acontecem (falta de pacientes, pacientes que reclamam do preço, excesso de descontos, etc) quando um ou mais desses elementos não foi bem definido.

Marketing Odontológico - Como fazer na prática

Muitas clínicas odontológicas nos procuram com a mesma dúvida, sobre o mesmo tema, mas apenas com variações no nome:

  • Marketing odontológico;

  • Marketing em Odontologia;

  • Marketing na Odontologia;

  • Marketing odontológico.

Veja, existe uma desinformação total na internet sobre o que é de verdade marketing odontológico. Existem muito dentistas que por terem certo sucesso na sua clínica local acreditam que entendem o verdadeiro sentido do marketing na odontologia. Não entendem. Eles falam sobre ferramentas e no máximo sobre publicidade e propaganda.

O resultado é o caos total com dentistas do Brasil inteiro cada vez mais frustados com seus investimentos em marketing odontológico.

É que eles não estão fazendo marketing na odontologia, estão apenas usando ferramentas sem um plano de marketing odontológico, sem uma estratégia de marketing na odontologia.

Perceba que as ferramentas sozinhas, sejam elas online (Facebook, Google, Instagram, etc.) ou offline (rádio, jornal, panfleto, etc.) não fazem nada.

Elas são apenas as catalisadoras de uma estratégia de marketing odontológico. Se não existe uma estratégia, apenas ferramentas, o resultado final será baixo ou nenhum.

Para fazer marketing em odontologia que realmente funcione é preciso seguir os passos essenciais de marketing que funcionam para qualquer empresa, a saber:

A) Definir metas e objetivos;

B) Estabelecer um orçamento de marketing;

C) Estudar a situação atual e criar um marco referencial;

D) Estudar em profundidade o público-alvo;

E) Elaborar estratégias de marketing odontológico que vão atingir os objetivos;

F) Criar indicadores de gestão para medir os esforços de marketing;

G) Monitor, medir e corrigir as estratégias de marketing a fim de corrigir qualquer desvio dos objetivos.

Nós sabemos que muitos dentistas por desconhecimento, outros por comodismo, tentam buscar a rota mais fácil para suas ações de marketing odontológico.

Eles acreditam que é possível pular direto para para a publicidade na odontologia e colher os frutos. Não é possível.