Buscar
  • marcioasilv3

Os 5 passos de uma estratégia de marketing digital para dentistas

marketing digital para dentistas
Aprenda a criar uma estratégia de marketing digital para dentistas

O marketing digital para dentistas vem se popularizando cada vez mais, dado o custo mais baixo do que outras mídias, a possibilidade de segmentação do público-alvo das suas campanhas e sua capacidade de medir os resultados.


Se você é um dentista e tem visto vários dos seus colegas investirem em marketing digital e aumentarem a captação dos seus pacientes, esse artigo é para você.


De forma prática e objetiva vamos 5 passos de uma estratégia de marketing digital para dentistas que buscam atrair mais pacientes e aumentar seu faturamento com mais oportunidades de negócio. Siga conosco!!



O que é marketing digital para dentistas?


Antes de avançarmos nas estratégias de marketing odontológico, precisamos nivelar alguns conceitos. Em primeiro lugar, toda interação que ocorre entre sua clínica e seus pacientes é, de certa forma, um elemento de marketing, seja ele digital ou não.


O marketing digital para dentistas é explicitamente a arte de criar, distribuir e analisar conteúdo para atrair mais potenciais pacientes para o funil ou levar os leads, ou seja, pessoas interessadas pelo seu serviço, que já estão no funil para a jornada dos compradores.



Como o marketing digital para dentistas pode beneficiar sua clinica?


As maiores "vantagens" foram mencionadas anteriormente: atrais mais potenciais pacientes, criar mais engajamento, gerar mais interação, atrair mais olhares no que você está fazendo e a proteção, melhoria e geração de reputação e da sua presença online.


Aqui na Senior, trabalhamos continuamente com clínicas odontológicas que buscam direcionar seus esforços de marketing digital para dentistas on-line e construir uma família e uma comunidade dentro de sua base de pacientes e ir além.


Nossos clientes um sucesso quase ilimitado, obtendo novas impressões e melhores resultados a cada trimestre. E essa é a "mágica" do marketing odontológico para sua clínica.


Criando um Plano de Crescimento para sua clinica odontológica


O primeiro e mais importante passo dentro de um plano de marketing odontológico é a definição de uma estratégia de marketing digital para captar pacientes. Essa estratégia deve definir cuidadosamente e de forma clara, os seu objetivo, quem você terá como alvo das suas campanhas de marketing, como será sua abordagem junto a esses pacientes, quais plataformas de marketing digital e qual o tipo de conteúdo você precisa lançar para obter os melhores resultados.


Um excelente plano de crescimento de marketing odontológico terá todas essas informações e muito mais, partindo sempre das necessidades e desejos dos seus clientes alvo.


A partir dai siga os seguintes passos para definir uma estratégia de marketing digital para dentistas efetiva:



1 - Escolha as plataformas certas


Marketing digital para dentistas
Ferramentas de marketing digital para dentistas

Escolher as plataformas nas quais você deseja ser ativo é importante porque mesmo o melhor conteúdo de marketing odontológico não será atraente para pessoas que estão fora do perfil do seu público-alvo.


Instagram e Facebook são essenciais para dentistas, porque são principalmente voltados para a família e abrangem as idades e os sexos que você provavelmente terá como público-alvo.


O TikTok também é uma opção agradável para conteúdo educacional e voltado para a família. Mas, cuidado, se o seu posicionamento é direcionado para pessoas mais velhas, ou para um público executivo e profissional, não agregue está ferramenta à sua estratégia de marketing digital odontológico.


Para atingir pessoas do mundo corporativo e educacional, recomendamos o LinkedIn.



2 - Escolha Tipos Específicos de Conteúdo para cada tipo de paciente em potencial


Uma parte da estratégia ter o propósito de postar conteúdo e outra é criar um plano de onteúdo de marketing voltado para o perfil do seu público-alvo. Deve-se sempre fazer um brainstorming de conteúdo com antecedência com pilares de conteúdo direcionados ao seu público-alvo pré-planejados.


Você vai precisar ter pautas e conteúdos específicos em mente ao planejar sua estratégia de crescimento de marketing odontológico, ou você terá um esgotamento rápido dos temas que vai falar. E você não quer isso. Não queremos que você faz mais do mesmo, mais postagens com conteúdo semelhante ao que todos os seus concorrentes fazem.


Para ajudá-lo nessa diferenciação, vamos apresentar algumas ideias de conteúdo que se enquadram na conta de marketing odontológico mais adiante neste artigo.



3 - Concentre-se no público local mais próximo da sua clinica


Aumentar o número de seguidores e sua lealdade à marca começa com o tratamento de seus pacientes e pacientes em potencial online e pessoalmente com respeito, dignidade, graça e cuidado. De fato, sem esses pilares não existe estratégia de marketing que funcione.


Você deve adotar uma abordagem muito centrada no público presente na sua região de atuação quando se trata de sua mídia social para obter resultados melhores e mais rápidos. Tudo o que você precisa é de 10 a 15 minutos em engajamento externo.


Isso inclui:


  • Comentando em postagens relacionadas à indústria odontológica

  • Compartilhando postagens informativas e conteúdo nos seus canais digitais

  • Compartilhando boas notícias de seus pacientes na sua timeline das redes sociais

  • Elogiar o seu público-alvo pelo esforço e cuidado com sua saúde bucal

  • Aderir e participar de grupos onde seu público-alvo passa a maior parte do tempo, seja online ou presencialmente na sua comunidade local

  • Isso dará ao seu público uma sensação de “pertencimento”, de "tribo" e, por fim, levará as pessoas de volta ao seu site e suas redes sociais para consumir mais do seu conteúdo!



4 - O conteúdo ainda reina no marketing odontológico


Seu conteúdo pode não ser “tudo”, mas certamente é fundamental quando se trata de sua estratégia de marketing odontológico.


Publicar conteúdo de forma oportuna, informativa, educacional e envolvente é uma das partes mais importantes da sua história de sucesso no marketing odontológico e na atração e conversão de leads em clientes pagantes.


Seu público QUER ouvir de você. Com constância e de forma relevante. Para ouvir sobre tudo o que você está fazendo para que a experiência deles valha o investimento que vão fazr


O conteúdo de marketing odontológico nas suas redes sociais e canais digitais é o seu bilhete para provar isso a eles.