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  • marcioasilv3

Publicidade para dentistas - passo a passo para atrair mais pacientes

Propaganda para dentistas - Passo a passo para divulgar sua clinica odontológica
Propaganda para dentistas - Passo a passo para divulgar sua clinica odontológica

Quem nunca ouviu o ditado de "que quem não é visto não é lembrado" ?


Em se tratando de serviços de odontologia e medicina esse ditado tem feito cada vez mais sentido.


Se antes, bastava ao dentista ter uma ótima formação, abrir um consultório bem localizado, hoje, isso já não é suficiente.


Diversos fatores que vão desde as mudanças nas leis, na economia e regulação do setor de saúde, chegando até o ponto onde os consumidores (pacientes) estão mais preparados, torna-se imperativo investir em propaganda e publicidade para seu consultório ou clinica odontológica.


Por que investir em publicidade para dentistas


Se você vive em uma cidade com pelo menos 10 mil habitantes, as chances de ter 1 ou vários concorrentes é enorme.


Quando pensamos em cidades grandes é quase impossível que você seja o único dentista ou um dos poucos dentistas disponíveis.


É claro que não basta investir em publicidade na odontologia para atrair mais pacientes. Outros aspectos do marketing precisam de igual atenção, como a precificação correta da sua tabela de serviços, do recrutamento, seleção e treinamento da equipe, de um bom preço, e especialmente, de criar um diferencial competitivo para sua clinica odontológica.


Mas claro, hoje em dia, o tema publicidade na odontologia tornou-se primordial, pois as pessoas, especialmente em grandes cidades e capitais procuram por um dentista de dentro de casa ou do trabalho.


É que com a internet, tudo fico mais fácil para os pacientes. Ele pode pesquisar, por exemplo, por "lentes de contato dental em São Paulo" no Google e rapidamente receber dezenas ou mesmo centenas de resposta do buscador.


O que acontece se você não estiver entre essas empresas listadas pela Google. É simples: simplesmente você está fora do jogo.


Sem ser encontrado você nunca será considerado uma opção por um potencial paciente.


Como fazer propaganda de clinicas odontológicas?


No Brasil os termos publicidade na odontologia e propaganda odontológica são usados como se fossem a mesma coisa. Não são, mas não é objetivo desse artigo discutir as diferenças semânticas e técnicas dos termos publicidade e propaganda na odontologia.


O próprio CFO tem um código de publicidade odontológica. Acesse o CRO do seu estado e busque se informar sobre a diretrizes que a publicidade da sua clinica odontológica deve seguir. Esse é o primeiro passo.


O segundo passo é entender que publicidade na odontologia não é ferramenta. Propaganda na odontologia não é usar o Facebook, ou Instagram e mesmo o Google para atrair pacientes.


Publicidade na odontologia é uma método, uma estratégia que se vale de um objetivo a atingir, metas, etapas e um plano de ações bem definido, que possa ser gerenciado, medido e corrigido.


Muitos dentistas ainda contratam agências de marketing digital para dentistas que trabalham em um formato falido e que potencialmente não vai apresentar nenhum tipo de resultado.


Fuja daquelas agências de marketing odontológico cujo único expertise é sobre as ferramentas. Propostas que trazem itens como "posts por semana no Instagram", links patrocinados no Google.


Veja, não é que isso não seja importante, é que isso é o último item a ser pensado em uma estratégia publicidade para clinicas odontológicas.


Planejamento da publicidade na odontologia


O que vem antes de escolher o canal de comunicação (Google, Facebook, Instagram, rádios, revista, televisão, jornal, street, etc.)?


O que vem antes é o mais importante: A definição do perfil do seu cliente ideal (PCI).


Veja, não existe essa de clinica para todo mundo. Nem mesmo supermercados com uma grade gigantesca de produtos são para todos. Toda empresa faz uma segmentação de mercado.


No caso dos supermercados existe uma segmentação por classe social, por região, ou outro critério qualquer. Existem redes com lojas enormes e com baixo preço na maioria dos itens e existem os chamados "supermercados Goumert", onde os produtos, em geral, são de maior qualidade e preço.


Não existe modelo certo ou errado. O que existe é o modelo certo implementado de forma errada.


Por exemplo, você não vai achar um supermercado de alto padrão, com estacionamento com manobrista em bairros de periferia ou favelas.


Isso acontece porque a rede de supermercado conhece bem o perfil do seu cliente ideal. Ela sabe o que eles gostam de comprar, com qual frequência, qual faixa de preço toleram, que condições de pagamento necessitam e quantas vezes em média vão até o seu estabelecimento dentro de um período de tempo.


Você pode estar pensando que supermercados e clinicas odontológicas são negócios muito diferentes. De fato, existem minucias na área de saúde que tornam a criação do perfil do cliente ideal muito mais importante do que para um supermercado.


O recado aqui é: Não queira ser genérico, aquele tipo de clinica que atende "da empregada ao patrão". Isso gera dispersão e falta de foco.


Cada público tem desejos e necessidades especificas, o que por sua vez, obriga sua clinica a manter uma padrão, seja de qualidade e/ou preço diferenciado.


Então, o primeiro passo para fazer propaganda e publicidade na odontologia é saber para QUEM você quer divulgar sua clinica.


Invista um bom tempo pesquisando e estudando esse assunto. Não contrate uma agência de marketing digital para dentistas que não faça um estudo minucioso do seu público-alvo.


Definindo as suas metas

Tem clientes que entram em contato conosco e dizem: "Tenho no máximo 1.000 reais para investir em propaganda da minha clinica, mas preciso desesperadamente aumentar meu faturamento em X% ao mês".


Sinto muito, mas não é assim que funciona. Nunca parta do que eu tenho para o que eu quero. O caminho é inverso. Os investimentos tem que ser aqueles que são os necessários para atingir as metas que você deseja alcançar.


Quer ver uma agência de marketing digital para dentistas picareta em ação? Basta dizer que tem X reais por mês para investir em marketing, seja lá qual for o valor e eles vão te mandar uma proposta com algumas ações desconexas, sempre com a ressalva no final de "que não podemos garantir resultados com uma verba tão baixa..."


Isso é picaretagem. Na Senior Marketing nós ajudamos clientes a fazer a propaganda das suas clinicas, desde que elas possuam alguns requisitos importantes:


  • Um problema para resolver, como por exemplo, falta de clientes;

  • Capacidade de investir em um bom plano de ações de publicidade e propaganda da sua clinica;

  • Constância e propósito.


A verdade é que não existe bala de prata em propaganda na odontologia. Você precisa ter um bom serviço, seu ponto comercial precisa ter visibilidade e é necessário ter tempo e capacidade financeira para investir em publicidade, não de forma imediata (3 a 6 meses), mas de forma continuada, aprimorando o que esta dando certo e eliminando o que está dando errado.


Escolhendo as ferramentas de publicidade certas para sua clinica odontológica

Todo mundo esta no Google, no Instagram, no Facebook, no Tik Tok, ou na rede social do momento que você estiver lendo esse artigo...


Mas sabe qual o problema? Estar onde seu cliente está não significa que ele vá comprar de você.


Em se tratando de marketing na odontologia existe uma oferta excessiva de mais do mesmo nos mesmos canais. Existem milhares de p