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  • marcioasilv3

Sua clínica é lucrativa?

Sua clinica é lucrativa?
Sua clinica é lucrativa?

Olá doutor(a), você sabe quanto de lucro sua clinica deveria gerar? Sabe se sua clínica gera o lucro ideal?


Cada tipo de segmento de negócios tem uma estimativa de lucro esperado. Veja, é uma estimativa comumente encontrada no mercado, pois claro, dentro de cada segmento sempre existem empresas fora da curva.


Lucro mínimo estimado por segmento de mercado:

  • Prestador de serviços: 20% a 30%

  • Comércio: 10% 20%

  • Indústria: 7% a 12%


Mas, para você, o que realmente interessa é saber se sua clínica tem um lucro estimado dentro dos parâmetros comumente encontrados dentro do seu ramo, certo?


Para isso, vamos fazer o seguinte exercício que vai te permitir avaiar se sua clinica produz o resultado esperado.


Siga o passo a passo para saber se sua clinica é lucrativa:


1) Pegue a média de faturamento mensal da sua clínica.


2) Multiplique esse valor de faturamento por 12 para encontrar a média anual total do faturamento da sua clinica.


3) Multiplique o valor obtido no item 2 acima pelo MENOR percentual do lucro esperado para o setor da sua empresa (conforme listado mais acima) para descobrir o lucro anual mínimo no seu caso.



Para facilitar vamos dar um exemplo prático desse cálculo. Lembre-se, são números hipotéticos:


1) Faturamento mensal da sua clínica de R$100.000

2) Faturamento anual de R$1.200.000

3) R$1.200.000 x 20% (mínimo de lucro de uma empresa do segmento de prestação de serviços) = R$240.000


A partir dos cálculos que refiltam a sua realidade, pergunte-se:


"Esse valor é o que eu encontro de lucro na minha clínica na "vida real"? Eu consigo fazer mais ou fazer menos que este valor de lucro no ano todo no meu negócio?"


Se o resultado da sua clínica passa bem distante dessas porcentagens, existe algo muito errado com a sua clínica.


Fique bastante atento aos sinais que toda clinica apresenta! É assim que ela pede socorro: mostrando em forma de números, afinal, a sua clinica saber falar!


Uma vez que você identifique que sua clinica tem lucro menor que o padrão de mercado, é hora de investigar:


  • Será que o sócio esta descapitalizando a clínica retirando mais do que ela pode dar?

  • Qual o valor dos pró-labore dos sócios?

  • E as suas despesas fixas? São muito altas?

  • Que tal olhar no seu custo variável?

  • Estude com lupa a sua formação de preço? Ele engloba todas suas despesas e ainda te retorna uma boa margem de lucro?


A Senior Consulting pode te ajudar a descobrir o motivo e corrigir isso. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!


Senior Consulting

Consultoria para clinicas odontológicas e médicas

+55 (11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

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